A criatividade é a energia que move o mundo e devemos a ela alguns dos maiores progressos da humanidade, mas no mundo dos negócios tendemos a pensar que ter organização e planejamento já é o suficiente, e deixamos de lado a possibilidade de pensar diferente sobre nossos assuntos do dia a dia.
Nossa tendência é nos acomodarmos nas situações conhecidas, mas para acompanhar o ritmo acelerado das mudanças no mercado de trabalho, aqueles que aliam seu conhecimento à criatividade ganham pontos em sua carreira.
Mas como ser criativo? Podemos aprender com algumas dicas:
- Abra espaço para qualquer ideia: Deixe os pensamentos fluírem sem censura. Qualquer pensamento por mais absurdo que pareça pode aos poucos transformar-se numa ótima solução.
- Afaste-se do problema: Algumas vezes focar demais em um problema não o resolve, mas muitas ideias surgem quando saímos do aspecto racional e deixamos nosso cérebro descansar sem pressão, como durante uma corrida, durante o banho, ouvindo música...Einstein, por exemplo, tocava violino e Beethoven fazia longas caminhadas.
- Procure outras opiniões: Quando fazemos sempre a mesma coisa tendemos a pensar sempre da mesma forma. Conversar com pessoas que pensam diferente e não estão envolvidos com o problema pode ajudar.