A comunicação existe desde o inicio da civilização e com a evolução da humanidade evoluiu também sua forma de se comunicar, até que surgiu o maior sistema de comunicação já inventado pelo homem- a Internet.
Hoje os meios digitais estão cada vez mais presentes na vida cotidiana das sociedades em todo mundo incluindo o Brasil. Dados do IBGE mostram que aproximadamente 55% dos lares brasileiros possuem acesso à internet e seus maiores usuários são jovens de todas as classes sociais. Essa popularização se deve à expansão das linhas telefônicas no Brasil, ao barateamento dos artigos de informática, ao surgimento de provedores gratuitos e ao fácil acesso a novas tecnologias. A internet gera transformações na sociedade, tanto no modo de pensar como de agir, e de olho nesse grande mercado as empresas estão criando estratégias para essa nova ferramenta de comunicação, divulgando seus produtos e serviços e criando um dinamismo na economia que antes não existia, alterando a forma como as pessoas se relacionam com as empresas e como empresas se relacionam entre si, e até mesmo como os governos se relacionam com a sociedade.
Criou-se novos modelos de negócios e de consumo, novas formas de conhecer e aprender sobre os clientes, além de criar serviços especializados de acordo com as necessidades individuais deles. Assim a empresa consegue divulgar de forma mais eficiente seus produtos, permite também a comunicação direta com os clientes, em grupos ou um a um.
Marketing é o processo de executar e planejar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços, oferecendo aos consumidores diversas escolhas e promovendo seu interesse, assim as empresas criam produtos e serviços para satisfazê-los.
Quando o consumidor compra o produto ele não está interessado somente no objeto físico, mas também nos benefícios que ele proporciona, e essa é a visão que a empresa deve ter para venda de seus produtos e serviços.