• Cecilia Andalaft

Terceirização de Recursos Humanos (RH)


RH é o nome que se dá aos profissionais que possuem a responsabilidade de seleção, contratação, treinamento, remuneração e estabelecimento de toda a comunicação entre os empregados e os empregadores de uma organização.

Este trabalho pode ser realizado dentro da empresa, esta possuindo em seu quadro de funcionários pessoal qualificado e arcando com todos os custos, impostos e gerenciamento desse setor ou recorrer à terceirização de RH, contratando empresas por um período específico para recrutar e selecionar futuros funcionários e gerenciar após a contratação suas folhas de pagamento, assim como regulamentos e leis trabalhistas e também ações disciplinares, tudo sob a orientação do empregador.

A terceirização ganha importância em um momento em que as empresas precisam racionalizar recursos, redefinir suas operações, funcionar com estruturas mais enxutas e flexíveis e concentrarem-se naquilo que são capazes de fazer melhor, focando-se em sua competitividade e produtividade.

O processo tem início numa reunião com o cliente para detalhamento do orçamento, da cultura e perfil da organização, seguido da análise da área, estilo gerencial, competências e características da oportunidade a ser preenchida.

As etapas para o processo seletivo consistem em:

-Divulgação das vagas: Utilizando algumas ferramentas, tais como sites especializados em divulgação de vagas, redes sociais, hunting de profissionais, divulgação em feiras de empregos, bancos de currículos da própria empresa, etc. -Triagem de currículos: Para selecionar os candidatos mais adequados ao perfil que a empresa está buscando. -Aplicação de testes: De conhecimento, de personalidade ou situacionais. -Entrevistas: Com objetivo de conhecer mais sobre a experiência profissional, história de vida e familiar, competências comportamentais, motivações com a vaga oferecida, entre outras coisas.

-Validação de referências: Muito comum ao final da etapa, para se certificar de uma boa escolha, é checar os antecedentes profissionais dos finalistas.

-A tomada de decisão: Selecionado o candidato, seguem-se os tramites legais como avaliação médica e admissão com o pessoal do DP. Antes de contratar uma empresa para terceirizar serviços de RH, procure saber de sua idoneidade ou procure indicação, informe-se sobre os processos empregatícios e de pagamento de impostos e exija documentos atestando sua seriedade.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo