• Cecilia Andalaft

Marketing boca-a-boca: seus clientes são seus melhores vendedores


As pessoas conversam e trocam ideias e opiniões o tempo todo. Seja no elevador, no trabalho, na fila do supermercado, por e-mail, nas redes sociais, via WhatsApp, no churrasco com os amigos ou no jantar em família. Isso ocorre em todos os lugares, o tempo todo. É uma necessidade humana compartilhar suas opiniões e experiências com os demais.

E dentre os diversos assuntos falados inclui-se também opiniões sobre serviços que recebemos e marcas que fazem parte do dia a dia. O tempo todo e em todo lugar existe alguém compartilhando suas experiências com as marcas. É bem provável que você se recorde de uma conversa nos últimos dias onde alguém falou sobre uma compra que fez e ficou bastante satisfeito ou um amigo pedindo dicas sobre um determinado tipo de serviço ou produto. É o famoso marketing boca-a-boca tão falado entre os profissionais de marketing. A propaganda boca a boca é a mais poderosa fonte de informações que temos. No Brasil, 85% dos consumidores disseram que tiveram contato com produtos e serviços por meio de pessoas conhecidas e 66% consideram essas informações importantes para suas decisões de compra. Com os novos canais de comunicação representados pelas mídias sociais essas conversas estão cada vez mais públicas, se espalhando rapidamente e em uma escala nunca antes vista. Tudo isso gera grandes oportunidades para as marcas buscarem maneiras de se inserirem nessas conversas positivamente.

Alguns benefícios do marketing boca-a-boca

As mídias sociais potencializaram o seu poder

O marketing boca-a-boca é um instrumento de marketing extremamente poderoso. Ele tem um efeito exponencial que foi multiplicado pelos canais de comunicação on-line. A ascensão da mídia e da comunicação por meios digitais tem aumentado significativamente a velocidade na qual as mensagens são compartilhadas. Ao mesmo tempo, o custo é frequentemente muito menor do que a de outras formas de marketing.

Um importante aliado aos desafios atuais de marketing


A explosão das mídias e das mudanças no comportamento do consumidor deixaram o trabalho dos profissionais de marketing e comunicação muito mais complexo. Os consumidores estão expostos diariamente a milhares de mensagens publicitárias, enquanto o impacto da comunicação de massa está caindo simultaneamente. Diante disso, as pessoas estão mais abertas a ouvir o que outras pessoas falam sobre os produtos.

É confiável


O boca-a-boca ocorre entre pessoas que determinam o que querem compartilhar e em quem querem acreditar, a fim de adquirir informações em sua jornada de compra. O impacto de uma recomendação de uma pessoa de confiança, como um amigo, é muito mais forte do que o de uma mensagem publicitária de uma empresa falando sobre ela própria.

Acelera o processo de compra

O boca-a-boca é uma ótima ferramenta para potencializar todos os outros esforços de marketing realizados pela empresa. Se o potencial cliente já pensa em comprar seus produtos, ao ver um amigo ou conhecido recomendando seu produto, a decisão de compra é tomada mais rapidamente. Isso é um ponto importante, pois reduz os custos de aquisição e gera mais negócios para as empresas.

Os benefícios e resultados que o marketing boca-a-boca traz para as empresas são muitos, mas depende delas fazerem seus clientes satisfeitos o suficiente para que espalhem suas qualidades.

Fonte:knowledgeatwharton


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