Quando uma empresa tem um produto líder em vendas ela quer defender o seu mercado, e uma das suas estratégias é criar um segundo produto de qualidade e preço inferiores e assim garantir a venda tanto de sua marca principal quanto de sua marca secundária. Assim, essa empresa lança uma “marca de combate”.
A marca de combate é criada para impedir que consumidores que não compram sua marca líder acabem optando por um concorrente com um preço menor e tem como objetivo alcançar outras classes sociais.
A função de uma marca de combate é proteger a marca líder, pois não permite a entrada de mais um concorrente e ao mesmo tempo aumenta a participação nas vendas. A indústria passa a ter dois produtos em duas faixas de preço .
Podemos afirmar que essa estratégia tem sido bem sucedida, já que ela consegue diminuir ou até em muitos casos estancar o crescimento de empresas menores de atuação regional, sem comprometer sua marca principal que traz geralmente maior rentabilidade. Ou mesmo trazer de volta aqueles que trocaram de marca em busca de uma opção mais viável financeiramente. Geralmente funciona bem como estratégia contra o crescimento da concorrência.