• Cecilia Andalaft

A importância do pós-venda


Quem trabalha com vendas, seja de produtos ou serviços, sabe que um pós-venda pode fazer grande diferença quando se quer fidelizar clientes. O pós-venda trata-se de estender o relacionamento com o cliente após este adquirir um produto ou serviço. Garantir que o cliente tenha plena certeza que fez a escolha certa é a melhor forma de se fazer um pós-venda que resulte no relacionamento de longo prazo.

Para isso vamos utilizar algumas técnicas de vendas para fidelizar nossos clientes (principalmente os que compram pela primeira vez) e aumentarmos nossa base de clientes para futuros negócios.

- Agradecer pela compra: No momento do fechamento da venda, agradeça ao cliente a compra e também a preferência por você, seu produto e sua empresa.

- Reforçar sua decisão: É fundamental que você mostre ao cliente que ele fez um excelente negócio reforçando a impressão dele sobre você e sua empresa, parabenizando-o por sua decisão e acentuando as vantagens de seu produto/serviço.

- Mostrar-se disponível: Esteja sempre disponível para atender seu novo cliente, esclarecendo suas dúvidas ou explicando o funcionamento ou desenvolvimento do produto/serviço.

- Manter contato: Após algum tempo da venda entre em contato com o cliente para garantir se está tudo adequado com o produto ou se o serviço foi executado conforme o combinado, e caso surja algum problema solucione o mais rápido possível.

- Fazer um cadastro de clientes: Após as etapas anteriores, cadastre seu cliente e mantenha contato com ele. Envie novidades sobre o seu mercado, lançamentos de produtos e sempre deixe claro que está à disposição para esclarecimentos ou eventuais necessidades.

Seu cliente é a razão de seu negócio, portanto valorize-o com um atendimento competente, assim seu pós-venda gerará muitas fidelizações, satisfação e provavelmente novos clientes.


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