
Muitos de nós tem uma ideia do que são ações promocionais, mas sabemos exatamente do que se trata? Ação promocional é uma estratégia de marketing que tem por objetivo fazer com que um determinado produto seja conhecido no mercado.
Esse objetivo pode ser:
incentivar novos consumidores a experimentar e a comprar o produto;
motivar os consumidores atuais, estimulando a fidelidade a marca;
ampliar sua participação no mercado;
apresentar inovações do produto;
diferenciar uma marca de seus concorrentes;
reduzir estoques;
gerar movimento nos pontos de venda.
É necessário conhecer o perfil tanto da empresa quanto do público-alvo para planejar ações promocionais adequadas e efetivas.
Confira alguns exemplos:
programa de incentivo: programas de milhas, pontuação por compra, etc.
ofertas: muito usadas nos supermercados do tipo compre 2 e leve 3
sorteios
distribuição de amostras e de brindes
apresentação de produtos no PDV
concursos culturais
eventos, etc
A promoção de vendas é um dos braços mais importantes do marketing atual e é uma excelente estratégica para o sucesso das empresas.