• Cecília Andalaft

O Carnaval e o merchandising


O carnaval e o merchandising

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas do mundo. Teve sua origem na Europa e chegou por aqui por volta do século XVII. Inicialmente comemorado de forma tímida, foi sendo aos poucos incorporado à cultura brasileira de tal forma que tornou o país conhecido internacionalmente por essa festa. Hoje o carnaval no Brasil é considerado o maior do mundo e tem a participação de cerca de dois milhões de pessoas por dia. É comemorado de formas muito variadas nas diferentes regiões do país mas apresenta em todas o mesmo espírito alegre, divertido e descontraído. Com esse público de dimensões gigantescas o carnaval tornou-se um excelente período para a realização de ações de merchandising possibilitando uma variação imensa de promoções. Associar a marca e/ou produto a um evento desse porte também associa a marca à alegria e à descontração que fazem parte dessa festa fortalecendo o vínculo com esse público.

Desde o patrocínio de escolas de samba, blocos e trios elétricos até o contato direto com o público oferecendo brindes ou materiais promocionais, essa oportunidade de investimento, sem dúvida alguma, sempre vale a pena.

Curiosidades sobre o Carnaval:

  • A festa popular conhecida como Carnaval, surgiu na Grécia cerca de 600 a 520 anos a.C. e era uma forma de agradecimento aos deuses pelas boas colheitas e prosperidade.

  • O Carnaval incorpora os hábitos e práticas culturais de cada povo, por isso é bem diferente entre um país e outro.

  • Em 1855 houve aquele que foi considerado o primeiro desfile de Carnaval do Brasil. Uma comissão de intelectuais formou um bloco chamado “Congresso das Sumidades Carnavalescas” e Dom Pedro II assistiu esse desfile.

  • O Carnaval brasileiro é descendente do “entrudo” português que significa “molhar com água” e a festa era essa mesmo. No século 17, os foliões se armavam de baldes e latas cheias de água. E todos acabavam molhados. Até Dom Pedro II se divertia jogando água nos nobres.

  • O primeiro baile de carnaval do Brasil aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 1840.

  • “Ó abre alas” é o nome da primeira marchinha carnavalesca da história e foi composta em 1899 pela musicista brasileira Chiquinha Gonzaga.

  • As escolas de samba surgiram na década de 1920 e a primeira disputa entre elas ocorreu em 1929.

  • O Guinness Book classificou o Carnaval do Rio de Janeiro como o maior carnaval do mundo e o “Galo da Madrugada” do Recife, como o maior bloco carnavalesco do mundo.

#negócio #merchandising #mercado #trade #pdv #marketing

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo