• Cecilia Andalaft

Merchandising nas gôndolas


Para que um produto alcance sucesso em vendas, além de qualidade e preço competitivo uma estratégia simples mas que se mostra muito eficaz é o seu posicionamento nas gôndolas dos estabelecimentos comerciais. Principalmente em comércio de auto-varejo, onde é o cliente que procura e escolhe o produto sem intermediação de vendedores, esse posicionamento pode fazer toda a diferença entre levar determinado artigo ou o seu concorrente. É muito importante investir na divulgação do produto, mas as vendas serão mais satisfatórias quanto mais ele estiver visível ao consumidor. Quando um cliente entra numa loja com a intenção de adquirir um ou mais produtos ele percorre os corredores direcionando o olhar para as prateleiras na área central e as áreas superior e inferior bem próximas a ela pois é onde se encontra o campo de visão do cliente. Geralmente os produtos mais visíveis são mais vendidos. Se o consumidor tiver que se abaixar ou se esticar toda vez que escolhe um produto sua experiência na loja não será tão confortável, e esse consumidor quer comprar com o maior conforto possível. Uma exceção a essa regra diz respeito aos produtos campeões em vendas. Estes podem ser posicionados bem acima ou bem abaixo da linha dos olhos porque o cliente procura diretamente por eles e irá comprá-los independentemente de seu posicionamento. Outro ponto interessante diz respeito às crianças. Como alguns pais levam seus filhos às compras costuma-se posicionar doces e salgadinhos no campo de visão e ao alcance desses pequenos consumidores. Além disso, existem espaços especiais para promoções, como ilhas ou pontas de corredor, que atraem os compradores.

Todas essas estratégias no posicionamento dos diversos produtos funcionam muito bem e incentivam o cliente a comprar não só o que foi buscar mas também a levar outros produtos que visualizou nas gôndolas e que despertaram seu interesse.


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