• Cecilia Andalaft

O Brasil é o 5º país com empreendedores mais determinados


Começar um novo negócio exige mais resistência e determinação do que apenas recursos financeiros. Segundo estudo realizado nos Estados Unidos em 2016, metade dos novos negócios fecham em até 5 anos. Para aqueles que planejam empreender, os planos de ficar rico podem ser rapidamente destruídos pela realidade e pelos grandes obstáculos que vão surgindo desde o momento em que você decide abrir seu negócio.

Estudo elaborado pela startup Expert Market, baseada no Texas (EUA) com 130 países buscou descobrir quais são os países com empreendedores "mais determinados", ou seja, aqueles nos quais, a despeito de todas as dificuldades enfrentadas para empreender, apresentaram um alto número de negócios criados em 2016. O estudo levou em conta três fatores: o tempo até registrar oficialmente um novo negócio, o tempo para completar todos os procedimentos necessários para o negócio funcionar e os custos básicos envolvidos para que ele funcione de fato.

O ranking deu ao Brasil a 5ª colocação. Empreender no Brasil é uma tarefa que exige muito esforço e dedicação. Se por um lado o sucesso do negócio depende dos conhecimentos e das habilidades do administrador, por outro, depende das condições do mercado e das facilidades que o governo oferece. Os maiores problemas enfrentados por aqui são:

Obtenção de crédito

A quantidade de exigências e o processo altamente burocrático para obter acesso às linhas de crédito são uma dificuldade normalmente encontrada pelos empreendedores que estão iniciando seu negócio.

Concorrência feroz

Uma das dificuldades do empreendedor em se estabelecer no mercado é o fato de o ambiente ser cada vez mais competitivo. Devido a isso, conseguir um bom posicionamento, com uma boa carteira de clientes se torna uma tarefa extremamente difícil.

Taxas de juros e carga tributária

É muito comum encontrar empreendedores que não conseguem incentivo financeiro com taxas de juros baixas. Isso, associado às políticas de crédito, faz com que muita gente acabe desistindo de investir em um negócio próprio.

Capacitação profissional

Algumas pessoas, quando decidem entrar no mercado empreendedor, contam apenas com a experiência que adquirem ao longo da vida e algumas técnicas de vendas para conduzir seu negócio, entretanto as deficiências do empreendedor em relação a conceitos de gestão e administração podem acabar comprometendo o andamento e a continuidade do negócio.

Fontes: epocanegocios.globo.com / blog.contaazul.com


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo