• Cecilia Andalaft

Como identificar o público de sua loja


Quando se pretende abrir um negócio, além do capital inicial, da definição do produto e do planejamento financeiro é importante saber identificar o público-alvo. Quanto mais informações se tem sobre o perfil dos futuros clientes maiores serão as chances de venda. Saber, por exemplo, se a região tem mais imóveis comerciais ou residenciais, edifícios ou casas, a proporção entre homens e mulheres, a faixa etária, o nível de renda, o movimento de pedestres, de automóveis e de ônibus, etc.

Se o estabelecimento foi aberto e já está em funcionamento, deve-se ficar muito atento aos pequenos detalhes, aqueles que facilitam e aqueles que dificultam a ação de compra dos consumidores. Por exemplo, identificar a partir de que ponto a loja é vista pelo consumidor, se este tem fácil acesso a ela, se dentro da loja há facilidade de circulação, se a distribuição das mercadorias incentiva a exploração de todas as áreas pelo cliente, se os produtos mais procurados estão bem expostos, se a sinalização facilita a localização de novos produtos e das novidades da loja, se o atendimento é ágil e cordial, se a loja está sempre limpa e organizada, etc.

É também oportuno definir uma estratégia de comunicação dependendo do tipo de negócio e do público a que se pretende chegar. Pode-se utilizar canais específicos da região onde está localizado o estabelecimento como jornais de bairro, mala direta nos edifícios, panfletagem e também outras ações para atingir um número maior de pessoas como e-mail marketing e ações de merchandising.

Além de tudo isso, um ponto fundamental que nunca deve ser esquecido é o contato com o cliente. Manter acima de tudo muito profissionalismo, mostrar-se sempre acessível e interessado em compreender as reais necessidades de seu público é de extrema importância para fazer da loja um sucesso.


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