• Cecilia Andalaft

Saiba mais sobre mão de obra temporária


Mão de obra temporária ou trabalhador temporário é o profissional contratado para desempenhar uma função durante um período de tempo pré-determinado sendo que a duração do contrato, incluindo as prorrogações, não pode ultrapassar um período total de nove meses.

Essa mão de obra pode ser utilizada em épocas de maior movimentação no comércio, para reforçar o quadro de colaboradores das companhias ou em substituição de um empregado regular temporariamente afastado do cargo por motivos diversos. Essa modalidade é muito utilizada por empresários tanto no Brasil como em outras partes do mundo, como Estados Unidos e Europa e vem tomando proporções enormes na sociedade pois é uma das melhores formas de trabalho atípico. Prática, flexível e legal, é uma solução que atende as principais demandas dos negócios em qualquer empresa.

Por ser uma modalidade de emprego amparada por lei, esse trabalho oferece segurança, direitos trabalhistas e experiência ao trabalhador. Além disso, o trabalho temporário vem se revelando como uma boa fonte de atração de talentos efetivos. Todos os anos, centenas de companhias absorvem parte da mão de obra sazonal para ampliar o quadro fixo de funcionários.

Embora a crise esteja ditando os rumos da economia no momento, essa força de trabalho contribui para aumentar a produtividade e os lucros das empresas propiciando ao mesmo tempo emprego a milhares de pessoas.

Para o empregador a contratação de temporários traz algumas vantagens já que é regida por um contrato de duração pré-determinada, não exigindo aviso prévio, multas rescisórias e alguns encargos previdenciários.

Ganha a empresa, ganha o trabalhador e ganha o país, porque tem sua economia rodando mesmo em períodos de grande instabilidade como estamos vivendo atualmente.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo