• Cecilia Andalaft

Importância da interação com o consumidor no PDV


Ter um bom produto com preço justo, boa distribuição e muita propaganda às vezes não é o suficiente para que o cliente o escolha entre tantos outros. Como já escrevi num blog anterior, pesquisas mostram que 85% das compras são decididas pelo cliente dentro da loja no momento da compra, então se seu concorrente conseguir alcançar esse cliente antes de você certamente vai convencê-lo a levar o produto dele e não o seu. Sabendo disso, muitas empresas investiram parte de sua verba em merchandising para garantir que o consumidor tenha contato direto com seu produto no momento em que está decidindo o que comprar e assegurar-se de que todo seu esforço de meses em planejamento e divulgação não seja perdido naqueles segundos finais no PDV que o cliente leva para decidir se levará seu produto ou o do seu concorrente.

Algumas empresas proporcionam aos seus futuros clientes uma boa experiência com o produto, que é experimentado por ele no PDV. Para que isso ocorra é necessária a participação de empresas de merchandising que elaboram estratégias adequando os materiais a serem produzidos a determinada ação no PDV assim como seu posicionamento, sua execução e a manutenção de ações promocionais adequados à necessidade do público alvo. Deve-se certificar que a comunicação visual conduzirá o cliente ao setor onde o produto está exposto e criar ferramentas de interação do cliente com esse produto, fazendo com que ele o experimente de diversas formas, provando, tocando, ouvindo ou degustando. O ponto de venda é o lugar ideal para fazer os clientes saberem de algumas das suas qualidades, ofertas especiais e descontos.

É importante certificar-se de que cada atendimento a um cliente é uma experiência personalizada e positiva e uma oportunidade para construir uma ligação entre ele e o produto.

A experimentação no PDV deve ser a melhor possível, criando um relacionamento duradouro com o cliente e consequentemente promovendo aumento nos negócios de sua empresa.


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