• Cecilia Andalaft

Dicas rápidas para economizar dinheiro


Está difícil sobrar dinheiro no fim do mês? A diminuição no poder de compra do brasileiro é real por causa do desemprego e da inflação.

Reduzir despesas e cortar gastos são medidas essenciais para evitar o endividamento e assegurar a qualidade de vida. Parece fácil, mas para muitos é bem difícil ter o controle sobre suas finanças pessoais, separamos então algumas dicas para ajudar:

- Separe as despesas: Faça 3 colunas de despesas e separe-as em fixas, variáveis e extras. As fixas são a prestação do imóvel, aluguel, prestação do carro, escola, plano de saúde e tudo que não varia e independe de seu consumo.

As despesas variáveis oscilam de acordo com a frequência e intensidade de consumo, como alimentação, água, luz, telefone, gasolina, e tudo que aumenta ou diminui de valor dependendo do seu uso.

As despesas extras são os gastos com supérfluos e pequenos prazeres do dia a dia, como passeios, cafés, refeições, festas, compras e outras mais.

-Anote tudo: Anote absolutamente tudo que se gasta durante o mês e classifique num desses três tipos de despesas. A partir daí comece o planejamento.

-Pague tudo o que deve: Assim que entrar o dinheiro, pague todas as despesas fixas. O que restar na conta será o dinheiro disponível para passar o mês.

-Corte gastos: É possível reduzir em até 30% as despesas variáveis apenas adotando medidas de economia tais como apagar luzes ao sair do cômodo, colocar lâmpadas econômicas na casa, diminuir tempo no banho, o uso do ferro elétrico, não deixar a torneira aberta, trocar o plano do telefone, etc.

-Resista às tentações: Antes de comprar por impulso, analise se você realmente precisa daquilo. Planeje muito bem quanto pode gastar antes de sair de casa para não afetar seu orçamento e mantenha-se firme nesse valor.

-Lazer mais barato: Não é preciso se privar de lazer para economizar, mas pode-se aproveitar promoções de viagens, usar sites de compras coletivas que podem oferecer descontos de até 90% de seu preço habitual, convidar amigos para jantar em casa ao invés de comer fora, etc.

-Cuidado com pequenas despesas: Sabe aquele cafezinho que custa em média R$4 ? Se tomar cinco por semana já são R$20 , e no final do mês são $80. Incrível como gastamos sem perceber, não é?

-Poupe: Sabemos que essa é uma tarefa difícil, mas sempre que possível separe um pouco de dinheiro para a poupança. E não mexa nesse dinheiro em hipótese nenhuma.

É importante entender quais são suas prioridades e criar um plano de gastos baseado nos valores do seu orçamento pessoal. Com um pouco de esforço você consegue.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo