• Cecilia Andalaft

Você sabe o que é Estoque Virtual?


Estoque diz respeito a todo produto que está disponível em loja para ser vendido aos clientes. O registro desses produtos disponíveis é importante para que a empresa tenha controle sobre suas compras e vendas e ajuste a demanda de seus produtos junto a seus fornecedores. Entretanto, é muito comum ocorrerem divergências nesse registro. Em Trade Marketing toda vez que um produto consta como disponível para comercialização em um ponto de venda, mas na verdade não está, acontece o chamado estoque virtual.

Se o estoque virtual não for identificado e solucionado corretamente, o sistema não gerará novos pedidos gerando grandes prejuízos. Dependendo da categoria e do processo adotado, corrigir essa falha pode demorar semanas ou até meses.

Entre as principais causas dessa disparidade podemos citar os furtos, as degustações indevidas, os inventários mal feitos ou produtos quebrados ou danificados.

Se a ruptura, como colocada no blog anterior, representa uma perda entre 5% a 10% para as empresas, a falta de controle do estoque produz perdas ainda maiores, em torno de 18%.

Para evitar divergências entre o estoque físico e o virtual o ideal é ter um bom sistema de controle criando e disponibilizando relatórios e alertas para análises e correções, lembrando que o promotor tem papel importante nesse campo, pois um dos processos que complementam a rotina desse profissional é reverter o estoque virtual das lojas em que trabalha.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo