• Cecilia Andalaft

A importância do treinamento nas empresas


O maior recurso de uma organização capaz de torná-la mais eficiente e competitiva são as pessoas. Essa capacidade de crescimento faz com que o treinamento de funcionários seja prioridade no mundo dos negócios. A diferença entre colaboradores capazes e não capazes começa no treinamento.

Esse processo é essencial para as empresas que pretendem se destacar no mercado e que

apostam em bons profissionais para oferecer serviços de qualidade.

Muito mais do que passar conhecimento, os treinamentos têm como objetivo capacitar profissionais que, por sua vez, devem atender as expectativas das empresas. Treinar é a palavra chave para os que almejam sucesso, e muitas organizações já contam com planejamentos e programações especiais, focadas em suas necessidades, para construir equipes preparadas e atualizadas. Ao contrário do que muitos imaginam, não são apenas as linhas de produção ou funcionários com atividades mais operacionais que passam por treinamentos. Os executivos e colaboradores de alta gestão também devem fazem uso dessas ferramentas para se manterem atualizados.

Apesar do principal objetivo dos treinamentos ser a lucratividade das empresas, eles também acabam contribuindo para a vida profissional e pessoal dos colaboradores. Estes treinamentos normalmente abordam tanto aspectos técnicos como comportamentais trazendo inúmeros benefícios para o trabalhador.

Fazer uma apresentação dinâmica ou passar as informações de forma simples e compreensiva pode não ser suficiente para atrair o interesse dos ouvintes. Um treinamento mais personalizado e focado nas reais necessidades de cada equipe, ou de cada profissional, é a melhor forma de fazer o investimento valer a pena. O profissional deve envolver-se e identificar-se com o conteúdo ensinado para conseguir aplicá-lo na sua rotina de trabalho. Seja para somar conhecimento ao profissional ou para calibrar algum conhecimento já existente, o colaborador deve entender que os treinamentos visam sempre que sua atividade melhore, seja mais produtiva e com mais qualidade, tanto na empresa que o está preparando, quanto em empresas futuras que porventura possa vir a trabalhar.

Fonte: sbccoaching.com.br


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