• Cecilia Andalaft

Relacionamento com o cliente no pós-venda


O pós-venda refere-se a todas as ações destinadas a manter um relacionamento duradouro com um cliente após o encerramento da compra. Ao continuar esse relacionamento mesmo após a finalização do negócio a empresa mostra sua seriedade e a importância que atribui aos clientes e forma uma relação mais sólida e fidelizada com o mesmo.

Mesmo um bom fornecedor, seja de produtos ou serviços, após a confirmação da transação deve certificar-se que o cliente sentiu-se satisfeito e sem demandas pendentes em relação ao negócio. A qualidade no atendimento é fundamental para fidelizar clientes e manter a credibilidade e reputação da sua empresa.

Oferecendo uma assistência de qualidade em todas as etapas do negócio, não há perda de clientes em função de descuidos que podem ser facilmente evitados. Outro importante fator é saber aproveitar críticas e sugestões que oferecem oportunidade de melhorar qualquer empreendimento.

Existem dois tipos de pós-venda: ativo e receptivo

No pós-venda ativo o fornecedor entra em contato com o comprador alguns dias após a finalização do negócio solicitando informações em relação à experiência de compra descobrindo pontos que podem ser melhorados. Além disso, é um bom momento para solicitar autorização para entrar em contato sempre que surgirem oportunidades de novos negócios e colocar-se à disposição para sanar quaisquer dúvidas.

No pós-venda receptivo o fornecedor disponibiliza canais de fácil acesso para que o cliente possa enviar críticas e sugestões. É importante manter meios de comunicação para sanar dúvidas e descobrir se há falhas que devam ser corrigidas.

Em ambos, o objetivo principal é sempre manter o cliente satisfeito por meio da transmissão de confiança e credibilidade em relação à empresa.


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