• Cecilia Andalaft

Estratégias para aumentar as vendas no varejo


Muitos varejistas não compreendem porque suas vendas não aumentam. Esquecem que vender não é apenas abrir um negócio e expor suas mercadorias. A diferença entre o varejista que tem sucesso em seu comércio e outro que não alcança esse mesmo sucesso está nas estratégias utilizadas para alavancar as vendas.

Uma dessas estratégias é a aplicação de técnicas de shopper marketing que consiste em analisar o comportamento do cliente no momento da compra visando identificar e compreender o que e de que forma as pessoas pensam e agem nesse momento. O varejista a partir dessas observações pode implementar estratégias para influenciar o comportamento do consumidor no momento da decisão da compra.

Confira as dicas e veja quais podem ser aplicadas ao seu negócio:

-Compartilhe informações com o fabricante: O varejista sabe quais produtos são mais comercializados em seu estabelecimento e junto ao fabricante pode adquirir ou desenvolver novos produtos que atendam mais as necessidades do cliente.

-Mude o layout de sua loja em função do tráfego de clientes:

Já reparou que, na maioria dos supermercados, a padaria fica bem no fundo da loja? Como o pão é um item de consumo diário, presente em quase todas as compras, o cliente terá que passar por diversos outros produtos, e talvez acabe por comprá-los, antes de chegar ao pão.

-Posicione os produtos de maior margem e de maior giro na altura dos olhos dos clientes e no caso de promoções e ofertas, posicione-os nas pontas das gôndolas.

-Organize sua loja por categorias de produtos ajudando o cliente a localizar o que quer com mais facilidade e se possível coloque perto itens com alta margem de lucro facilitando a visualização pelo cliente.

-Realize promoções e facilite o caminhar do cliente pela loja tornando o ambiente o mais agradável possível.

É preciso estar sempre atento às pessoas que circulam na sua loja. Para isso, pesquisas de marketing são um excelente auxílio para alavancar as vendas com agilidade e segurança.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo