• Cecilia Andalaft

Marketing Político: Saiba o que é e para que serve


O marketing político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivo adequar um candidato/candidata ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo conhecido para o maior número de eleitores possível e, em seguida, mostrando-o diferente de seus

adversários, obviamente melhor posicionado.

Adequar o candidato ao seu eleitorado potencial significa, basicamente, saber o que pensam e o que querem esses eleitores. Para isso inicia-se um trabalho de pesquisa e sondagem que irá guiar a criação da comunicação eleitoral e do projeto de marketing a ser utilizado.

A partir dessas informações é possível adequar o discurso do candidato com os desejos do eleitorado, fazendo com que se posicione de acordo com as preocupações da sociedade.

O marketing político está relacionado com a formação da imagem do candidato em longo prazo, visando construir uma reputação sólida e que consiga transmitir confiabilidade e segurança à população elevando o seu conceito em nível de opinião pública.

A utilização das técnicas do marketing político é decorrência da própria evolução social e é um fenômeno recente no Brasil. A quantidade de candidatos, a competição excessiva, os interesses divergentes, as pressões sociais, as exigências de novos grupamentos de eleitores, o crescimento populacional e os novos valores culturais constituem, entre outros, os elementos determinantes da necessidade da utilização dos princípios do marketing aplicado à política.


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