• Cecilia Andalaft

Porque é importante treinar seus funcionários


Parece óbvio dizer que as empresas devem treinar seus funcionários mas ainda há muitas que não o fazem. Muitos gestores alegam que o novo funcionário aprenderá com o tempo e deixam que ele se adapte aos poucos, entretanto quando treinamos os colaboradores aumentamos as chances de conseguir melhores resultados desde o início. Mesmo uma pequena empresa deve investir em treinamento.

Em atividades que exigem operar equipamentos, por exemplo, pode haver perda de produtividade, de matéria prima e até acidentes de trabalho.

No atendimento ao cliente, funcionários despreparados podem prejudicar a imagem da empresa.

Todo profissional, ao entrar para o time de uma empresa, precisa ser treinado sob os princípios da organização que, a partir daquele momento, passará a representar. No treinamento deve ser utilizada metodologia e material adequados, não deve ser feito de maneira informal, passado verbalmente por qualquer pessoa.

Profissionais treinados e capacitados vão produzir mais e melhor, porque terão menos chances de errar, vão utilizar melhor os recursos, otimizar verbas e evitar gastos desnecessários decorrentes de falhas. Com métodos bem definidos e profissionais instruídos para executá-los corretamente, os processos se tornam mais ágeis e os resultados, certamente, serão maiores.

Outro ponto relevante é sempre atualizar os funcionários, oferecendo treinamentos qualificados para mantê-los motivados, concentrados e preparados para o trabalho.

É fundamental lembrar que as pessoas são, sem dúvida nenhuma, a parte mais importante e essencial de uma empresa. Não são as empresas que fazem negócios com os clientes, são as pessoas que fazem negócios com as pessoas, portanto treinar e capacitar funcionários é fundamental para que os objetivos de qualquer organização sejam alcançados plenamente.


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