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  • Cláudio Aléo

A Importância do Promotor de Vendas no PDV (Ponto de Vendas)

O Promotor de vendas exerce papel importante no trabalho de TRADE MARKETING, pois tem como objetivo aproximar o cliente do produto e da marca que representa. Num PDV esse profissional pode fazer toda a diferença na decisão de compra de um cliente em potencial.

O trabalho de um promotor de vendas é bastante amplo. Vamos listar aqui algumas de suas funções:

  • Reposição: Você está andando num supermercado e se depara com um rapaz uniformizado abastecendo uma prateleira (PDV) com determinado produto, dando a ele uma boa exposição e facilitando sua visualização e consequente compra;

  • Degustação: Mais adiante uma moça simpática com uma bandeja ou atrás de um balcão oferece uma degustação de um alimento qualquer, enquanto você experimenta o produto ela explica os benefícios e suas características;

  • Demonstração: Num estande de feira, um(a) promoter lhe entrega um catálogo com fotos de um ou mais produtos explicando suas características e vantagens, informando-lhe a melhor forma de sua aplicação ou uso;

  • Abordagem: No shopping, uma promotora se aproxima perguntando se você conhece determinado produto e se gostaria de conhecer, podendo lhe entregar uma amostra grátis para que experimente;

  • Venda: O promotor aqui serve de apoio ao vendedor da loja, sabendo de todas as funcionalidades do produto que o vendedor muitas vezes desconhece, dando o suporte necessário para o fechamento da venda e fortalecendo a “Marca / Empresa“ que ele representa.​

Todos esses profissionais são o que chamamos de promotores de vendas. Além de aproximar o consumidor de determinado produto ou marca, as ações feitas com promotores fidelizam os clientes e abrem oportunidades de apresentar outros produtos. O promotor também pode reverter uma compra, ou seja, muitas vezes o cliente se interessa por outro produto e acaba decidindo pela compra justamente pelo bom trabalho no ponto de venda.

Pesquisas mostram que cerca de 70% a 80% da decisão de compra é feita no PDV. Portanto, o promotor de vendas torna-se essencial para definir a adesão e fidelização de uma marca ou produto perante o consumidor.

A Factu Trade Marketing reconhece a importância desse profissional no relacionamento entre as empresas e seu público.


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