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  • Cecíilia Andalaft

Como prospectar novos clientes e aumentar suas vendas

Encontrar clientes não é um trabalho fácil. Exige uma certa competência e planejamento. Segundo o IBGE, de cada dez empresas abertas seis fecham as portas antes de completar um ano de atividade. Ao prospectar clientes o ideal é seguir alguns passos para não perder tempo ou dinheiro com quem não vai comprar o que você está oferecendo.

Então vamos às dicas:

  1. Definir um perfil de cliente ideal: Delimite a procura por empresas ou pessoas que de alguma forma possam ter interesse em seus produtos ou serviços. Crie uma lista de características que são comuns a seus clientes atuais, como porte, região de atuação, faturamento, ramo de negócio, estilo de gerenciamento, origem, mercados em que atua ou quaisquer outros detalhes e atributos que possam ser agrupados e bem definidos.

  2. Conhecer seu negócio a fundo: Analise e revise sempre seus produtos/serviços, revisite constantemente seu site e use todos os materiais de apoio que puder como folders, brindes, manuais, etc.

  3. Pesquisar o mercado: Faça rotineiramente uma profunda pesquisa de mercado pois suas necessidades mudam constantemente e a adaptação a essas mudanças é essencial para as vendas.

  4. Investir em ações de relacionamento e marketing: Utilize marketing de conteúdo com formulários para que possíveis clientes preencham seus dados, use as mídias sociais, frequente feiras de negócios e eventos, refaça contato com clientes antigos.

  5. Estipular metas: Defina números e metas que quer atingir ao prospectar novos clientes, para quais deles vai ligar primeiro, que produtos ou serviços oferecer e quais materiais de apoio deve usar.

  6. Investir em qualidade: Melhore constantemente a qualidade de seus produtos/serviços e priorize um bom atendimento sempre.

E não esqueça de acompanhar seus resultados.

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