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  • Cecíilia Andalaft

O que é Ruptura?

Já deve ter acontecido com a maioria de nós, ir a uma loja varejista procurando um produto específico e ao chegar no local perceber que o produto não está na prateleira.

Isso ocorre por uma falha na reposição dos produtos nas gôndolas e é chamada de “ruptura”, representando em média uma queda nas vendas entre 5% e 10%. Esse problema de falta de produtos não é exclusividade de varejistas nem de fornecedores podendo ocorrer em qualquer etapa da cadeia de abastecimento.

Quando o consumidor não encontra o produto na gôndola, ele pode tomar três decisões: adiar a compra, substituir o produto por similar de outra marca ou ainda ir para uma loja concorrente. Qualquer que seja sua decisão essa situação acaba prejudicando as vendas tanto da indústria quanto do varejo e também afetando as relações de fidelidade do consumidor com a marca e com o PDV.

Acontece que muitas vezes supermercadistas e fornecedores desconhecem essa falha e o quanto isso afeta o negócio de cada um. A cadeia de distribuição é composta por um emaranhado de estruturas e diversos segmentos e é desafiador fazer com que todos se articulem e interajam para reduzir ou eliminar as rupturas.

Deve-se estabelecer critérios de acompanhamento em todos os níveis desde a produção à exposição do produto nas gôndolas. Muitos dos problemas que levam à ruptura são operacionais e estão relacionados ao fundo da loja. Ou seja, o varejista pode ter o produto em estoque, mas ele não está no ponto de venda exposto para o consumidor, e produto fora da gôndola é ruptura, pois não é vendido.

Algumas ações são necessárias para evitar o problema, como rever o sortimento da loja monitorando o estoque dos produtos, adotar técnicas de reposição implantando ações de trabalho que proporcionem a reposição de produtos nas gôndolas no menor espaço de tempo possível, controlar a entrega dos itens pelo fornecedor, identificar as falhas e tomar as ações necessárias para corrigi-las.

Para tal trabalho fale com a Factu Trade Marketing evitando a ruptura e consequentemente trazendo melhores vendas e fidelização do cliente.


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