Autor de 75 livros sobre vendas e produtividade, Brian Tracy em suas palestras ensina executivos a não perderem tempo com distrações. Segundo ele, a saída para a crise atual é trabalhar mais.
Entretanto, trabalhar mais não significa ficar mais horas no ambiente de trabalho, mas usar seu tempo de forma mais eficiente.
O grande inimigo da eficiência é a acomodação, pessoas na zona de conforto, que pensam que não precisam trabalhar muito para atingir seus objetivos. Observamos muito esse comportamento nas empresas, com funcionários e inclusive chefes recebendo e enviando mensagens pelo celular, checando e-mails de amigos contando as novidades do dia, acessando no meio do expediente as redes sociais, etc. Toda vez que chega uma mensagem, aquela pausa que fazemos para checar faz com que se perca o foco do trabalho que realizávamos. Pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia resume o ponto crucial dessa questão: as pessoas são interrompidas ou elas mesmas interrompem seu trabalho a cada três minutos. Para retornar sua concentração são necessários mais 23 minutos. Em vias gerais, só é preciso checar mensagens três vezes ao dia, mas abrimos em média 146 vezes por dia. Os jovens, 18 vezes por hora. Um estudo da Universidade de Harvard afirma que a necessidade de estar o tempo todo conectado tornou-se um vício difícil de controlar, e atrapalha carreiras até de altos executivos. Há necessidade de mudanças nas empresas, começando nas lideranças e estendendo-se aos funcionários.
Mas de que forma podemos ser mais eficientes no trabalho? Aqui vão algumas dicas:
Organize sua mesa de trabalho: quanto mais limpa e organizada mais fácil separar as tarefas prioritárias das secundárias;
Separe momentos do dia para abrir seus e-mails, sempre após o término de cada tarefa cumprida e não a cada vez que chega uma mensagem. Se for impossível, pode-se marcar a cada 90 minutos, por exemplo.
Desligue as notificações do celular ou mesmo desligue o aparelho enquanto cumpre suas tarefas. Se ele for imprescindível no trabalho acesse a cada 90 minutos e perca apenas 5 minutos para responder o que for realmente importante. Se não for nada prioritário, deixe para depois do expediente.
Pequenas pausas ao longo do dia podem aumentar a produtividade, diminuir o stress e até melhorar o humor. Tente a cada 60 ou 90 minutos levantar-se, dar uma volta, tomar um café, alongar-se.
As dicas parecem fáceis de seguir, mas na prática exigem disciplina, autoconsciência e força de vontade. Libertar-se desses comportamentos vai fazer toda a diferença no nosso trabalho no fim do dia.
Fontes: Isto é Dinheiro
The Huff Post Brasil por Kate Bratskeir
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