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Foto do escritorCecília Andalaft

Você sabe sobre Seguro Desemprego ?

O seguro-desemprego é um benefício pago pelo governo brasileiro a trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Esse benefício tem como objetivo auxiliar financeiramente esses trabalhadores enquanto eles buscam um novo emprego.

Para ter direito ao seguro-desemprego, o trabalhador precisa atender a alguns requisitos, tais como:

  • Ter sido demitido sem justa causa;

  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses (para a primeira solicitação do benefício);

  • Não estar recebendo nenhum outro benefício previdenciário, como aposentadoria ou auxílio-doença;

  • Não possuir renda própria suficiente para sua subsistência e a de sua família;

  • Estar desempregado no momento da solicitação do benefício.

Para solicitar o seguro-desemprego, o trabalhador deve comparecer a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com os documentos necessários, tais como carteira de trabalho, termo de rescisão do contrato de trabalho e CPF. O valor do seguro-desemprego é calculado com base na média dos últimos três salários do trabalhador. O benefício pode ser pago em até cinco parcelas, dependendo do tempo que o trabalhador ficou empregado antes da demissão. É importante lembrar que o seguro-desemprego não é um direito garantido a todos os trabalhadores, apenas àqueles que se enquadram nos requisitos mencionados acima. Além disso, esse benefício não é uma renda permanente e não deve ser visto como uma alternativa ao trabalho, mas sim como um suporte financeiro temporário enquanto o trabalhador busca uma nova oportunidade de emprego.





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