• Cecília Andalaft

10 profissões que estarão em alta depois da pandemia



Áreas ligadas a negócios, tecnologia, marketing e comunicação são apostas para o mercado de trabalho.

O mercado de trabalho está sofrendo um grande impacto com a pandemia de Covid-19. Alguns setores entrarão em retração como o setor da Educação, o setor Bancário e o Automobilístico.

Entretanto, algumas carreiras ganharam força e outras profissões que surgiram recentemente têm tudo para crescer. Confira abaixo a lista das 10 profissões que estarão em alta com o fim da pandemia:

1) Designer UX

UX Design é o profissional cujo objetivo é garantir que o usuário tenha uma experiência digital agradável com um produto/serviço que pode ser um website, um aplicativo, uma máquina, um dispositivo móvel, ponto de venda, entre outras plataformas de interação. Ele faz desde a pesquisa do produto, passando pela interação com os processos de compra e venda, o recebimento do produto, sua utilização e, por fim, serviços de pós-venda. Pode ter graduação em Engenharia ou Ciência da Computação, Jornalismo, Publicidade, Design Gráfico ou Inteligência Artificial.

2) Analista de Sistemas

Esse profissional estuda, planeja e executa projetos de sistemas de informação para solucionar problemas encontrados por uma empresa, atuando em conjunto com setores de TI e negócios, por exemplo. Pode ter graduação em Engenharia ou Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

3) Desenvolvedor de Software

Profissional que analisa, projeta, executa e realiza a manutenção de sistemas e plataformas digitais e escreve os códigos para funcionamento dos programas. Pode ter graduação em Engenharia ou Ciência da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Técnico em Desenvolvedor Mobile.

4) Gerente de Marketing

Profissional que trabalha com diferentes setores de uma empresa para que processos como vendas, comunicação, TI, operações e relacionamento com o cliente possam funcionar da melhor maneira possível, otimizando os processos para atrair o público-alvo e garantir sua fidelização. Pode ter graduação em Administração, Marketing, Tecnologia em Marketing, Publicidade e Propaganda e outros cursos de Gestão ou Comunicação.

5) Especialista em Experiência do Usuário (Customer Success)

O profissional presta toda a assistência para o cliente na compra de um produto ou contratação de um serviço. O crescimento do comércio digital tornou tal profissional muito importante para a boa reputação das marcas, já que são os responsáveis por garantir a comunicação eficaz com o cliente, de forma que garanta sua fidelização e satisfação com a empresa. Pode ter graduação na área de Marketing, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Comunicação e suas Habilitações.

6) Gestor de Tráfego

Profissional fundamental para o marketing digital, trabalha para que as empresas entendam seus resultados e possam promover a marca e aumentar as vendas. Sua função mais conhecida é o gerenciamento de anúncios na mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads. Cargo ainda recente, é mais comum que os gestores de tráfego sejam profissionais que se formaram em Comunicação Social e suas habilitações, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão da Informação.

7) Community Manager

É o profissional que cria e gerencia comunidades ao redor de uma marca ou empresa, promovendo um ambiente de socialização entre seus usuários e fazendo com que o público se sinta parte e se torne fã. Ele analisa o público-alvo, define estratégias de marketing, cria conteúdo para as redes sociais, monitora publicações, mantém o relacionamento com os seguidores e gerencia crises. Pode ter graduação em Jornalismo, Comunicação Social e suas habilitações, Mídias Sociais, Marketing, Publicidade e Propaganda, Gestão da Informação (GI).

8) Analista de Big Data

Esse profissional analisa os dados de um sistema on-line para melhorar os processos de uma empresa otimizando tempo e recursos, identificando problemas e apontando tendências de consumo dos usuários. Pode ter formação em Ciência de Dados, Gestão de Big Data e Inteligência Analítica. Profissionais de Marketing e Jornalismo com especializações em Big Data/Ciência de Dados também ganham espaço no mercado de trabalho.

9) Engenheiro Ambiental

O investimento na preservação ambiental, no uso sustentável e racional dos recursos naturais faz com que o engenheiro ambiental seja cada vez mais importante para o mercado de trabalho. Esse profissional cria sistemas e soluções de gestão ambiental, estando apto a trabalhar com a tecnologia em conjunto com o conhecimento sobre ecologia e biologia no meio ambiente. Deve ter graduação em Engenharia Ambiental.

10) Tradutor Juramentado

A tradução juramentada é obrigatória para a obtenção de diversos documentos no exterior. Empresas que buscam negócios com outros países, pessoas que procuram obter dupla cidadania e estudantes que desejam fazer intercâmbio ou um curso superior fora do Brasil buscam o serviço desse profissional. Pode ser graduado em Tradução e Interpretação. Também é possível cursar Letras e seus diferentes idiomas de habilitação.


Fonte: brasilescola.uol.com.br

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo