A imagem se torna cada vez mais importante no mundo dos negócios e as companhias começam a se preocupar com a apresentação de seus profissionais como reflexo da própria empresa.
Mas por que as empresas estão se preocupando com a imagem de seus funcionários?
Se por um lado as pessoas têm mais liberdade de expressão, são mais autênticas e menos reprimidas no modo de se manifestar e vestir, por outro lado existe uma falta de critérios que muitas vezes causa preocupação às organizações, que recorrem a nova tendência: o Dress Code.
Dress Code é em resumo um código de vestimenta, que serve tanto para a vida social quanto profissional. Dentro do ambiente de trabalho, este conceito vem sendo bastante empregado para definir algumas regras básicas de vestimenta para os funcionários.
Os profissionais representam sua empresa não só através de seu conhecimento técnico, como também por meio de suas atitudes, comportamento, linguagem corporal e vestimenta. Por esse motivo muitas companhias estão adotando um Dress Code para evitar exageros por parte de seus colaboradores.
Se sua empresa não possui um código de vestimenta, aqui vão algumas dicas básicas que se aplicam a qualquer ambiente empresarial e devem ser seguidas por todos:
Evitar a todo custo: Minissaias, bermudas curtas ou shorts, transparências, decotes, sutiã aparecendo, costas, ombros ou barriga à mostra, calças muito justas, rasteirinhas ou sandálias abertas demais.
Os homens devem evitar: Chinelos, sandálias, shorts, moleton.
Lembre-se, vestir-se corretamente indica profissionalismo e respeito aos colegas, chefes e clientes.