A internet mudou radicalmente a maneira como as pessoas se relacionam. Também mudou a forma como as empresas se relacionam com seus clientes e entre si, e todas essas mudanças também alcançaram o marketing.
Pela rede milhões de indivíduos divulgam seus serviços e produtos diariamente, esse é o denominado Marketing Digital. Com o objetivo de posicionar a marca, estabelecer relacionamentos e constituir novos negócios, é sempre um grande desafio tornar esse anúncio impactante o suficiente para diferenciar-se dos demais. A possibilidade de atingir um público imenso de uma vez só é enorme, nem mesmo a distância geográfica é fator de limitação, portanto quem quiser ganhar nesse meio precisa saber se relacionar com seu cliente, saber recebê-lo no canal e estar sempre pronto a dar respostas e solucionar casos, além de apresentar um conteúdo atraente. O e-mail também é uma maneira de estabelecer contato com a pessoas que autorizarem o recebimento das novidades.
Atualmente, a grande maioria dos usuários pesquisam produtos e preços pela internet. Os consumidores tomaram gosto pela pesquisa, comparando, conversando com outros consumidores e buscando referências antes de decidir-se pela compra. Esses usuários tendem a ser muito ativos e exporem sem rodeios suas ideias e opiniões, portanto estabelecer e manter um bom relacionamento com eles é essencial para que sua marca ganhe credibilidade e se mantenha sempre em destaque.