• Cecilia Andalaft

O estresse no ambiente de trabalho


O estresse é considerado um dos maiores problemas da atualidade afetando todos os campos da vida de um indivíduo. Nas empresas ele se torna cada vez mais frequente e é a terceira causa que mais provoca afastamento do trabalho. Inúmeros motivos podem acarretar estresse como excesso de trabalho, cobranças excessivas, tarefas pouco gratificantes, inadequação de funções, insatisfação com o salário e principalmente a ameaça de desemprego. Pesquisas indicam que no Brasil 70% dos trabalhadores apresentam sinais de estresse.

Quem sofre de estresse começa a apresentar alguns sintomas como cansaço constante, distúrbios do sono, tensão muscular, depressão, dificuldade de concentração e até mesmo doenças físicas como gastrite, hipertensão, alterações no sistema imunológico, etc. Todos esses fatores diminuem a qualidade de vida do profissional. Algumas ações que podem ajudar a aliviar o estresse:

- Tente fazer do seu ambiente de trabalho um lugar mais agradável para você, converse com colegas, coloque plantas e fotos na sua mesa, etc;

- Faça pausas para respirar profundamente, pois isso diminui a pressão sanguínea e relaxa a mente;

- Converse com seu chefe quando sentir-se muito pressionado e peça ajuda para se organizar. Mostrar interesse em melhorar seu desempenho é sempre positivo;

- Coma chocolate: Ele ajuda a diminuir o cortisol, hormônio responsável pelo estresse;

- Ouça música: Um estudo publicado pela revista Neuroscience of Behavior and Physiology notou que a habilidade de uma pessoa de reconhecer imagens, letras ou números aumenta quando ela ouve música;

- Alongue-se sempre que lembrar e aproveite o horário de almoço para uma rápida caminhada;

- Faça pausas rápidas para um chá ou café;

- Mudanças no estilo de vida, principalmente no que diz respeito à alimentação, sono e atividade física são os primeiros passos indicados para quem quer vencer o estresse.


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