• Cecilia Andalaft

COMO FORMAR UMA BOA EQUIPE DE TRABALHO


Formar uma equipe de trabalho é um desafio para qualquer gestor pois agrega profissionais de diferentes perfis e comportamentos. Uma equipe equilibrada e bem adaptada pode fazer toda a diferença no resultado final de qualquer projeto e algumas dicas podem ajudar na sua estruturação:

1.Tente reunir profissionais experientes e com conhecimento técnico, com pessoas que estão muito interessadas em aprender.

2. Integre os membros da equipe: Estimule o compartilhamento de ideias e peça a colaboração de todos com opiniões e sugestões. Algumas grandes ideias jamais seriam colocadas em prática se todos pensassem sozinhos. O papel de cada um na equipe é fundamental para que estas se tornem viáveis.

3.Desperte o entusiasmo de todos: Mostre o objetivo do trabalho, estabeleça metas desafiadoras e monte estratégias encorajando todos os membros a participar.

4.Conceda autonomia e responsabilidade: Incentive sempre a colaboração da equipe e ao invés de apontar falhas transforme-as em lições aprendidas. Os profissionais envolvidos não devem ter medo de arriscar e nem de se responsabilizar por algum erro cometido.

5. Gerencie atritos: Trabalhar em grupo não é tarefa fácil, cada qual tem suas convicções, comportamentos e atitudes diferentes. Saiba administrar conflitos, dê a mesma importância a cada membro da equipe e faça todos compreenderem que trabalham em prol do mesmo objetivo.

O desenvolvimento de uma equipe de alto desempenho depende em grande parte de seu líder. Ele deve ser inspirador e manter sua equipe em constante motivação sem sobrecarregar ou fazer cobranças desnecessárias dando autonomia e confiando na maneira das pessoas realizarem suas atividades, estabelecendo uma comunicação contínua e estabelecendo um bom relacionamento entre os membros do grupo.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo