• Cecília Andalaft

Dicas para poupar dinheiro


Acredito que muitas pessoas possuem o desejo de guardar dinheiro, seja para gastar em algo específico ou para ter um futuro mais tranquilo. No início do mês prometem que vão economizar mas quando o final do mês se aproxima percebem que não conseguiram guardar nada e ainda gastaram mais do que queriam.

Você se encaixa nessa categoria? Pois saiba que guardar dinheiro não é uma tarefa fácil. Nós sabemos que aqui no Brasil tudo é muito caro e é bem difícil pagar as contas e ainda sobrar algum dinheiro no fim do mês, mas independentemente do valor que se ganhe, com um pouquinho de organização é possível economizar.

Veja 5 dicas para começar a poupar seu dinheiro:

Registre todas as suas despesas

Parece uma tarefa chata, porém é fundamental se você deseja poupar, assim você saberá aonde está gastando seu dinheiro. Guarde todas as notas e cupons daquilo que você for comprar ou consumir, e anote em uma folha também todos os gastos para os quais não tenha nota. No começo pode ser difícil lembrar, mas com o tempo isso se tornará um hábito, e você provavelmente conseguirá manter este controle de despesas. Fazendo isso é possível “vigiar” de perto as suas contas, e deixar de gastar dinheiro com coisas desnecessárias.

Faça uma lista para ir ao supermercado

Pode parecer uma dica boba, mas irá fazer toda a diferença. Com a lista, você irá comprar apenas o que realmente precisa. Além de economizar, você ainda ganha tempo, pois o objetivo não é passear e sim comprar o que precisa e manter-se dentro de seu orçamento.

Evite compras parceladas

Parcelar é realmente uma tentação, mas só deve ser feito se você tiver tudo registrado e as parcelas já calculadas como gasto para os meses seguintes. Se não consegue fazer isso, é melhor pagar à vista. Assim você nunca ficará endividado.

Pague suas contas no mesmo dia

Antes de sair gastando, pague TODAS as suas contas, e se possível, mude a data de vencimento de suas contas fixas para um dia após o dia de seu pagamento. Assim você conseguirá se organizar, e não terá nenhum risco de esquecer de algo.

Compras por impulso

Evite comprar algo de que não necessita só porque está em oferta. Compras aleatórias são divertidas mas pense nas vantagens de poupar esse dinheiro e poder comprar algo melhor depois.

Qualquer quantidade é importante quando se quer poupar dinheiro. Guardar um pouquinho por mês já é o suficiente para começar, e lembre-se de que cada mês sem guardar é um mês a menos de dinheiro na poupança.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo