Fazer compras em supermercados faz parte da rotina da maioria de nós e é praticamente impossível não passar por lá ao menos uma vez ao mês. Normalmente ficamos mais tempo que o esperado pois são muitas as ofertas e produtos oferecidos. Esses produtos ficam ao longo dos corredores em prateleiras chamadas de gôndolas. Entretanto existem outros locais alternativos para a exposição de produtos. São chamados de pontos extra. Um ponto extra é qualquer tipo de exposição de um produto fora de seu ponto natural, ou seja, fora da gôndola. Veja alguns exemplos:
1.Ponta de gôndola: como diz o nome, é a ponta que puxa toda a gôndola de uma categoria (ex: no corredor onde ficam as massas a ponta de gôndola pode ter uma marca de molho para macarronada).
2.Ilha promocional: as ilhas são amarrações de pallets ou balcões que ficam entre os corredores e pontos de maior fluxo de clientes gerando maior exposição dos produtos.
3.Terminal refrigerado: o terminal é o espaço mais disputado pelas empresas que precisam refrigerar seus produtos. Geralmente presentes nos hipermercados, têm como destaque sua amplitude e presença na área de frios.
4.Rack/display: são peças móveis diferenciadas que proporcionam o cross merchandising de produtos. Cross Merchandising é uma técnica que tem por finalidade cruzar (cross) os produtos no ponto de venda criando entre si relação direta de consumo. Exemplo: ao lado das cervejas colocam um display com salgadinhos assim o cliente acaba por comprar os dois.
5.Check Stand: Conhecido como frente de caixa, local onde as marcas colocam seus produtos para que os clientes comprem por impulso enquanto aguardam a fila para pagamento.
Há dois caminhos para se obter um ponto extra em um PDV: pagando por ele ou conquistando-o por relacionamento com o varejista. Como é um espaço diferenciado as marcas capricham na exposição de seus produtos, muitas vezes utilizando materiais de merchandising, como cartazes, banner e folhetos. Em algumas ocasiões, é aconselhável ter um demonstrador, para reforçar explicações de campanha ou oferecer degustação do produto.
Desta forma, podemos definir o ponto extra como um espaço adicional no PDV muito importante para expor promoções e campanhas especiais de um produto por tempo limitado. É um local a mais de divulgação, e, portanto, uma chance a mais de aumentar as vendas de determinado produto ou marca.