• Cecilia Andalaft

O Trabalho Informal no Brasil


Trabalho informal é todo tipo de atividade econômica que não possui registro oficial. É um trabalho que não possui contrato social de empresa, assinatura em carteira de trabalho, emissão de notas fiscais, nenhuma obrigatoriedade de contribuição social ou sindical, nenhum pagamento de impostos e taxas e nenhum direito social. Atualmente existem no mundo cerca de 300 milhões de trabalhadores informais. No Brasil, dados referentes ao último trimestre de 2016 apontam que aproximadamente 40,5 milhões de pessoas trabalham atualmente na informalidade.

Os números são assombrosos e os motivos os mais diversos. Entre eles podemos citar:

-Excesso de tributos: O nosso país possui a maior cobrança de impostos do mundo. Para cada R$ 100,00 despendidos, mais de R$ 50,00 correspondem a impostos. É muito dinheiro para o bolso do trabalhador!

-Burocracia: O excesso de procedimentos que uma pessoa física ou jurídica deve tomar para começar a funcionar dificulta a criação de empresas e o funcionamento da economia, resultado de uma falta de eficiência por parte dos órgãos governamentais.

-Desemprego: Segundo o IBGE, o Brasil fechou o primeiro semestre deste ano com 13,5 milhões de trabalhadores desempregados, numa onda de demissões iniciada em 2015.

-Baixa qualificação do trabalhador: 65% das empresas apontaram a falta de qualificação profissional como um dos maiores entraves para o aumento da produtividade e 49% relataram encontrar dificuldades em capacitar a própria força de trabalho devido à deficiência do ensino no país.

-Crise econômica: A recessão no Brasil entrou em um novo patamar. O número de pedidos de falência no país cresceu 12,2% em 2016 e milhões de empregos foram extintos.

Diante desse quadro de economia paralisada e sem prazo para a retomada do crescimento no país, milhões de pessoas viram no mercado de trabalho informal o único meio de pagar suas contas e continuar sustentando sua família.

Fontes: IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

g1.globo.com/economia

cartacapital.com.br/economia


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo