Blitz promocional é uma das diversas ações de marketing que tem por objetivo apresentar um produto ou marca ao público e propagar sua imagem junto a ele, entretanto as formas de apresentar os produtos podem ser muito variadas. Além da usual distribuição de panfletos pode-se distribuir amostras grátis, utilizar balões infláveis, fantasias, realizar shows e gincanas e inúmeras outras ações promocionais.
Sua maior vantagem portanto é a diversidade de opções de divulgação e o alto grau de interatividade que o produto obtêm junto ao consumidor envolvendo-o em uma experiência ao vivo, com resultados imediatos.
A capacidade de locomoção permite realizar ações sazonais em diversos pontos em pouco tempo e a possibilidade de usar a criatividade na abordagem ao público faz grande diferença no resultado final, que é surpreender e informar de forma dinâmica sobre o produto ou a marca. Pode-se utilizar atrações inovadoras e personalizadas que conseguem gerar um impacto bastante positivo no cliente.
Diferente de outras ações de marketing, a blitz promocional pode ser realizada em escolas, ruas, bares, festas, praias, empresas ou eventos os mais diversos indo de encontro ao seu público, onde quer que ele esteja, sendo capaz de ser realizada em quaisquer dias e horários focando públicos totalmente diferentes.
Entre os principais objetivos de uma blitz, estão:
-Incentivar os consumidores a experimentar um novo produto ou serviço
-Gerar fluxo no PDV
-Reforçar a marca entre os consumidores atuais
-Apresentar inovações
-Expor diferenciais em relação à concorrência
-Alavancar as vendas em épocas de menor movimento comercial.
Como em todas as ações de marketing, o sucesso da blitz promocional depende de um planejamento cuidadoso com estratégias bem elaboradas que levem em consideração os principais objetivos da ação, por esse motivo a contratação de uma empresa idônea e experiente fará toda a diferença e agregará valor real à marca trabalhada.