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O merchandising no nosso cotidiano


Segundo o dicionário, merchandising é um conjunto de atividades e técnicas mercadológicas que dizem respeito à colocação de um produto no mercado em condições competitivas, adequadas e atraentes para o consumidor, sem as características explícitas de um anúncio publicitário. Complicado, não é? Mas o merchandising é simples de explicar e está presente em nossas vidas o tempo todo, sem que percebamos.

Quer um exemplo? Estamos entrando em um supermercado, mas a iluminação está muito fraca, as prateleiras não tem luzes, os produtos estão misturados, por exemplo, sabão em pó ao lado de massas, cafés e pastas de dente e colocados de qualquer jeito nas gôndolas, ficando quase impossível encontrar o que procuramos, as frutas e verduras estão desordenadas, algumas velhas com outras frescas. A música está muito alta, o chão está sujo, os carrinhos espalhados, muitas mercadorias estão com as datas de validade vencidas, os funcionários responsáveis pela reposição de mercadorias e os que trabalham nos caixas não estão uniformizados...um verdadeiro caos.

O que poderia ocorrer ao nos depararmos com uma situação dessas? É muito provável que nos sentíssemos desconfortáveis e fôssemos os embora para outro supermercado, e é aí que entra o Merchandising! Apesar de ser uma pequena parte do enorme universo de promoções de venda, suas ferramentas quando bem empregadas são capazes de fazer com que o momento de compra esteja vinculado à emoção e à satisfação.

Todas as atividades realizadas no ponto-de-venda tais como: abordagem, arrumação de gôndola, colocação de materiais promocionais, iluminação e música adequadas, disposição de displays, uniformes de funcionários, e outras tantas têm como principal objetivo fazer com que o consumidor diante de uma gôndola escolha uma marca específica de determinado produto ou que decida levar para casa mais produtos do que pretendia.

Se as empresas, ao lançarem um determinado produto, gastarem muito dinheiro em embalagem e em mídia, colocarem um preço justo, realizarem uma boa distribuição mas no ponto-de-venda esse mesmo produto estiver mal posicionado na gôndola, com pouca iluminação, sem material promocional que o destaque, todo o dinheiro investido não terá retorno.


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