Hoje em dia usamos a internet para quase tudo. Desde a procura pelo telefone de uma pizzaria até o desenvolvimento de um software de gestão de projetos. O Marketing também usa esse meio para chegar ao público, é o que chamamos de Marketing Digital. Ele usa os diferentes canais on-line para promover uma marca.
E aonde a Realidade Virtual entra nisso? Bem, algumas das marcas mais conhecidas no mundo como McDonald’s, NASCAR, eBay, Google, Facebook, Sony, HBO e outras mais entraram de cabeça nessa área com projetos de altíssimo investimento e repercussão, promovendo sua marca através do uso da Realidade Virtual. As aplicações dessa tecnologia para os negócios são impressionantes. A grande maioria das empresas, entretanto, não conhece seu potencial.
Vou dar um exemplo muito interessante da junção entre RV e Marketing Digital: Em 2015, o jornal New York Times começou a enviar óculos de realidade virtual como bônus promocional para seus assinantes. A estratégia nasceu de uma parceria com o Google e o objetivo era abrir um novo canal para contar a história do jornal.
Acontece que, em meio às imagens e animações que os óculos exibiam, apareciam alguns anúncios de marcas patrocinadoras. Inteligente, não?
A RV antes apenas usada para simular um passeio em montanha-russa ou pilotar um carro de corrida hoje já é usada para divulgar uma marca.
A imersão que a realidade virtual proporciona é muito maior que a de qualquer outro meio que existe hoje, e tem grande efeito sobre o comportamento dos consumidores afetando áreas do nosso cérebro responsáveis por nos fazer tomar decisões de compra.
Logo, o marketing de realidade virtual tem tudo para se tornar em breve uma grande estratégia para grande parte das empresas conectadas com o futuro.