O ambiente de seu trabalho é informal? Se a resposta é sim, provavelmente não existem regras rígidas sobre como se vestir ou se comportar nesse ambiente, entretanto por mais liberal que seja a empresa existem algumas regras básicas que precisamos seguir para conquistarmos o respeito de chefes e colegas. Vamos a elas:
1. Fale e escreva corretamente:
Pode parecer óbvio mas indica que você possui um nível educacional adequado. E maneire nos palavrões e gírias.
2. Nada de abusar da infraestrutura do escritório:
Para resolver pendências pessoais uma vez ou outra pode-se usar impressora, telefone, xerox, mas não use o escritório como se fosse sua casa.
3. Fofocar:
Cuidado com o que diz. Mantenha-se longe das intrigas e evite envolver-se em rodinhas para falar de outros colegas ou chefes.
4. Visual:
Mesmo que a empresa não dite normas de vestuário use o bom senso na hora de se vestir. Evite sempre decotes, minissaias, vestidos curtos, transparências, roupas muito justas, moletons, chinelos.
5. Limpeza:
A regra é: Sujou? Limpe! Por mais óbvio que pareça, tem gente que deixa sujeira por onde passa. É falta de educação e respeito pelos colegas e pelo lugar em que se trabalha.
6. E-mail:
Separe conta pessoal da profissional. Durante o horário de trabalho limite-se a responder os e-mails sobre assuntos da empresa. Piadas e correntes só no endereço pessoal e fora do horário de serviço.
7. Tenha boa vontade:
Ser solícito e ajudar seus colegas de trabalho pode render muitos pontos para a sua imagem profissional.
8. Procure falar sempre a verdade:
Mesmo as chamadas “mentiras brancas” podem complicar sua imagem profissional. Se precisar faltar, por exemplo, em razão de algum motivo pessoal, conte a verdade ao seu chefe e não invente doenças ou lutos. Quando descoberta, mesmo uma pequena mentira pode causar grandes estragos.
9. Educação:
Seja respeitoso, educado e simpático sempre. Cumprimente todo mundo, peça licença para entrar em outras salas e use “por favor” e “obrigado” em qualquer situação.
10. Cumpra suas obrigações:
Respeite prazos e cumpra as suas obrigações no dia-a-dia de trabalho, evitando perder tempo com o que não faz parte do seu cargo ou com assuntos pessoais.
11. Clientes:
Você é o espelho da empresa em que trabalha, portanto tratar os clientes com o maior respeito é sua obrigação.
Mesmo sem perceber, dentro da empresa somos observados o tempo todo: como trabalhamos, como resolvemos problemas, como antecipamos os problemas, como nos vestimos, como cuidamos do espaço que utilizamos e como nos relacionamos com os outros. O comportamento no trabalho, portanto, pode ser um ponto a favor ou contra a carreira de qualquer profissional.