Em época de campanha política, candidatos promovem todos os tipos possíveis de ações de marketing com o objetivo de eleger-se. As principais estratégias utilizadas são:
Desenvolvimento de uma marca política: O candidato trabalha a construção de sua imagem na mente do eleitorado, se apresentando como defensor da saúde, da educação, dos animais, da população menos favorecida, um especialista em economia, etc. Seja qual for a marca desejada pelo político, os especialistas em marketing a constroem, aplicando as mesmas táticas utilizadas por empresas como a Nike ou Coca-Cola, por exemplo.
Construir uma comunidade: O candidato precisa aproximar-se das pessoas para que elas criem uma identificação com ele. Se no passado era só através do ativismo, hoje é possível atingir o mesmo resultado utilizando as mídias sociais. Uma estratégia esperta é reunir, pouco a pouco, eleitores alinhados com a movimentação de um político para cultivar uma comunidade ao redor desse mandato.
Investir em conteúdo: O político tem que produzir algum material de qualidade, redigindo artigos, emitindo opiniões sobre algum tema, realizando vídeos, explicando seus projetos e propagando sua imagem.
Marcar presença nas redes sociais: No Brasil temos mais de 100 milhões de usuários de redes sociais, seja o Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram ou qualquer outra. Isso significa que, para estar sempre em evidência e manter um vínculo com o eleitorado, um político deve aproveitar-se dessas plataformas o máximo que puder.
Utilizando de forma adequada essas estratégias, um candidato terá mais chances de obter vitória nas urnas.
Factu Trade Marketing
www.factu.com.br