Buscar
  • Cecília Andalaft

7 dicas do que fazer quando estiver desempregado

Se você está desempregado neste momento saiba que faz parte de um contingente que já atinge 190 milhões no mundo todo. No Brasil, 14 milhões de pessoas estiveram em busca de trabalho no terceiro trimestre de 2020, segundo o IBGE.

Nesse número incluem-se pessoas que estão procurando pelo primeiro emprego. Enquanto a oportunidade de trabalhar não surge, muitos ficam perdidos sem saber como agir.

Então elaboramos 7 dicas do que você pode fazer para aproveitar da melhor maneira possível esse tempo ocioso.

  1. Não se compare com ninguém: Não fique pensando que outras pessoas tem trabalho e você não, isso só vai te angustiar e não ajuda em nada. Esqueça os outros e foque só em você e no seu objetivo.

  2. Mantenha-se produtivo: Um erro que muitos cometem é acostumar-se com a inércia e achar que está em férias. A especialista em carreiras Heather R. Huhman aconselha a manter uma agenda de horários, obedecer a uma rotina diária como acordar cedo e reservar todos os dias um período para procurar trabalho.

  3. Aceite qualquer trabalho que surgir por um tempo: Tire o peso de estar desempregado das suas costas. Ficar parado só aumenta o desespero e não há problema nenhum em fazer algo fora da sua área enquanto não aparece a oportunidade que você quer. O especialista em finanças pessoais Kevin Mulligan afirma: “qualquer emprego é melhor do que nenhum emprego”.

  4. Faça cursos gratuitos e estude bastante: Aprenda um novo idioma, faça um curso de empreendedorismo no SEBRAE, procure cursos relacionados a áreas de seu interesse e leia muito. Em resumo, melhore-se profissionalmente.

  5. Atualize-se on-line: Melhore seu perfil, utilize bem as plataformas on-line e siga empresas nas quais tem interesse em trabalhar, assim você poderá receber notificações de vagas assim que surgirem.

  6. Avise seus amigos que está disponível: Peça que te indiquem na empresa em que eles trabalham, que espalhem para conhecidos sobre sua disponibilidade e interesse em trabalhar, peça para te passarem trabalhos freelancers.

  7. Já pensou em trabalhar por conta própria? Pode parecer estranho, mas algumas das maiores empresas do mundo nasceram com alguém desempregado que resolveu desenvolver suas ideias para ganhar algum dinheiro. Quer um exemplo? Walt Disney foi demitido do jornal em que trabalhava por não ser criativo o suficiente. Ficou tão decepcionado que resolveu começar sua própria empresa. Incrível, não é? E mesmo que você não abra um negócio, adote um pensamento empreendedor. No fim das contas, pode te ajudar com sua carreira.

Fonte: inquietaria.99jobs.com


20 visualizações1 comentário

R. Eduardo Carlos Pereira, 302 - 04276-030 - Ipiranga - São Paulo - SP

3711-9999