top of page
Blog: Blog2
  • Foto do escritorCecília Andalaft

A Importância de tirar Férias

Atualizado: 14 de jul. de 2023



Todos gostamos de tirar férias, entretanto muitas vezes adiamos por longos períodos o nosso merecido descanso. Seja por problemas financeiros, por excesso de tarefas ou outro motivo qualquer, afastar-se temporariamente do trabalho acaba nem sendo cogitado por muitos profissionais. Mas temos que ter consciência da importância do descanso tanto para a saúde física quanto emocional.

Segundo estudiosos, nosso cérebro tem redes que exercem diferentes funções: algumas nos fazem enxergar, outras nos ajudam a nos organizar, ou lidar com dificuldades, ou elaborar estratégias. Em situações de estresse - quando nosso organismo acha que estamos sob ameaça ou sob pressão intensa - alguns circuitos particulares no cérebro são ativados, que são os de sobrevivência. O corpo fica de prontidão, alerta para enfrentar qualquer situação. Só que esse é um estado que precisamos ativar e desativar.

O que acontece com o indivíduo que trabalha por longas jornadas, sem tirar férias, é que esse estado de alerta nunca é desligado. Se ficarmos muito tempo nessa tensão, nosso organismo e nosso cérebro não conseguem voltar ao estado normal. Nesse circuito de estresse, não conseguimos ativar as funções de criatividade ou elaboração, prejudicando nossa capacidade de produção. Por isso descansar é tão importante.

O ideal é que haja um período de férias de pelo menos sete dias, para recuperar as energias e se preparar para uma nova jornada de trabalho.

O que é importante ter em mente nos dias de descanso: relaxar e não pensar no trabalho, não estabelecer horários para acordar e nem impor-se obrigações, ficar menos apegado ao celular, de preferência deixá-lo desligado para não cair na tentação de olhar coisas relacionadas com sua ocupação. O ideal é durante as férias realizar atividades relaxantes, prazerosas ou então não fazer absolutamente nada, ou seja, praticar o chamado ócio criativo. Nossa saúde agradece.



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page