top of page
Blog: Blog2
  • Foto do escritorCláudio Aléo

As tendências no mercado de trabalho no pós-pandemia

A chegada da pandemia impactou diversos aspectos da vida das pessoas inclusive a profissional.

É uma crise mundial, inicialmente sanitária, mas que se transformou em política e econômica com proporções ainda desconhecidas.

Um grande desafio foi termos de nos adaptar rapidamente a um novo estilo de vida e de trabalho e algumas mudanças impostas pela crise serão implementadas definitivamente.

Especialistas acreditam que caminharemos para um modelo de trabalho híbrido, com mais flexibilidade, alternando entre home-office e escritório, que vai exigir novas competências e rotinas, será uma busca sobre o que dá certo individualmente e coletivamente até encontrar o equilíbrio para um novo formato de trabalho.

O mercado de trabalho tornou-se mais concorrido com a queda de vagas disponíveis por isso quem busca uma oportunidade agora deve se preparar para encarar uma concorrência maior.

A educação continuada sempre foi valorizada e com as novas tecnologias facilitando o acesso ao estudo para além do ensino tradicional e a maior velocidade das mudanças do ambiente profissional, aquele que se dedicar ao aprendizado contínuo vai destacar-se ainda mais, com a vantagem de realizar seus estudos sem grandes mudanças em sua rotina diária. Além disso, pessoas que possam exercer funções variadas, adaptáveis e flexíveis e que adquiram conhecimento e treinamento multifuncionais serão cada vez mais valorizadas.

Apenas a formação técnica de um profissional não vai mais garantir seu lugar no mercado de trabalho. Cada vez mais busca-se profissionais com habilidades sociais e comportamentais além das técnicas. Capacidades como criatividade, agilidade, comunicação e colaboração estão se tornando cruciais, independentemente da função exercida.

O processo seletivo está mudando. Se antes a entrevista presencial era etapa obrigatória, hoje as vídeo-chamadas estão substituindo esse encontro e redes sociais como o LinkedIn vem ganhando força como ferramenta importante no conhecimento de candidatos.

Os que perderam seus rendimentos nessa crise devem se manter ativos na busca por novas oportunidades de trabalho. Este é o momento de analisar quais áreas estão em crescimento e quais as novas necessidades do mercado que podem gerar renda extra para si e sua família até o novo cenário se desenhar.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page