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  • Cecília Andalaft

As vantagens do Telemarketing para as vendas


Telemarketing é o termo que designa a promoção de vendas e serviços por telefone. Com o tempo, passou a designar também serviços de cobrança, de atendimento ao consumidor e suporte técnico por telefone. Estes serviços são feitos por empresas especializadas em trabalhos de divulgação e de orientação aos clientes (SAC) em vários segmentos do mercado e utilizam em suas operações grandes ambientes denominados centrais de atendimento.

É uma ferramenta que auxilia as empresas na geração de negócios e relacionamentos desde que utilizada corretamente. Listamos algumas vantagens do telemarketing nas empresas:

  • Profissionaliza o uso do telefone com métodos, táticas, técnicas, formação de script e relatórios de atendimento.

  • É mais um canal de vendas na prospecção de novos clientes que auxilia outros canais (internet, anúncios, mala direta, pontos de venda, etc).

  • Baixo custo de implementação pois utiliza toda a estrutura da empresa já organizada.

  • Amplia a região de vendas- com o uso do telefone a empresa pode ampliar seus horizontes para o país inteiro.

  • Variedade de estratégias- pode-se usar tanto o telemarketing ativo quanto o receptivo como suporte, para atualizar o banco de dados, para realizar uma cobrança, fazer uma pesquisa, para conseguir uma venda, para convidar o cliente para conhecer seu show room, conhecer o pessoal no estande, etc.

Entretanto não é a ferramenta predileta dos clientes para abordagem, sendo que para muitos representa um grande incômodo.

Uma pesquisa divulgada em 2018, aponta que o consumidor brasileiro é o líder no ranking de 20 países que mais recebem chamadas dessa natureza. Em média, são 37,5 ligações não solicitadas por mês. As operadoras de celular são as campeãs com 33%, seguido de empresas de cobrança e de serviços financeiros, com 24% e 10%, respectivamente.

Apesar das reclamações, o mercado de telemarketing não para de crescer. A estimativa é que as companhias movimentem cerca de US$ 900 bilhões todos os anos em aproximadamente 24 bilhões de telefonemas e a profissionalização do serviço está se tornando cada vez maior.

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