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  • Foto do escritorCecília Andalaft

Contratações de profissionais com 50 anos ou mais:

Nova tendência surgindo nas grandes empresas


Apesar dos maiores de 50 anos representarem atualmente apenas 5% da força de trabalho nas grandes empresas, está ocorrendo uma mudança de atitude em relação a essa faixa etária, com desenvolvimento de programas para recrutar talentos maduros.

Um estudo da Deloitte com 215 grandes organizações no país identificou que 25% delas contrataram profissionais com mais de 50 anos e 34% planejam adotar uma estratégia similar em até dois anos.

Por conta do temor da falta de mão-de-obra qualificada e pela necessidade de experiência e estratégia nas companhias, a contratação dos chamados talentos grisalhos está em alta.

Cerca de 55 milhões de brasileiros, ou 25% da população tem 50 anos ou mais. Até 2050, esse número deve crescer mais de 80%, passando para 98 milhões. E o impacto das pessoas a partir dos 50 anos na economia é evidente nos mais diversos setores como turismo, lazer, moradia, saúde, beleza e tecnologia. De acordo com a pesquisa Longeratividade, apresentada pelo Instituto Locomotiva, o público desta faixa etária movimenta R$ 1,8 trilhão ao ano, o equivalente a 42% do consumo das famílias brasileiras. Os dados reforçam que é uma população bastante promissora e não deve ser ignorada.

É unanimidade entre especialistas que profissionais maduros carregam mais experiência e flexibilidade, fundamentais na superação de crises. São pessoas que já experimentaram instabilidade econômica, desenvolveram jogo de cintura para atravessar períodos turbulentos como o atual e também ajudam na formação de talentos jovens.

Grandes corporações como PepsiCo Brasil, Nestlé, Comgás, Boticário e outras estão apostando neste tipo de contratação. Pesquisa realizada na PepsiCo apontou que o engajamento com o trabalho dos maiores de 50 anos é maior, a rotatividade é 40% menor e as faltas ficam 27% abaixo da média.

A experiência desses profissionais vem sendo usada para auxiliar as empresas a saírem da crise. Nos últimos dois anos cresceu o interesse das empresas sobre diversidade geracional, uma vez que isso será estratégico para o futuro dos negócios em poucos anos.


Fontes:

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