• Cecília Andalaft

Desempregado?

Nós damos as dicas para conseguir emprego mais rápido.

Trabalhar é essencial na vida de todos nós, mas procurar emprego não é nada divertido. Muitas vezes a dificuldade em conseguir um emprego tira nossa tranquilidade e acaba por tirar nosso foco nos trazendo muitas dúvidas: Por onde começar? Como elaborar um currículo? O que falar numa entrevista?

Para ajudar, nós elaboramos algumas dicas para conseguir um emprego mais rápido:

Analise honestamente seu potencial:

É muito comum as pessoas supervalorizarem sua capacidade profissional e se acharem insubstituíveis nas empresas, e infelizmente isso não é verdade na grande maioria dos casos.

Ao analisarmos objetivamente nossa capacidade de trabalho conseguimos ser mais objetivos na procura por um emprego escolhendo um trabalho condizente com nossa capacitação, isso evita muito desgaste e coloca nossos pés no chão. Além disso, nos impulsiona a melhorar como profissionais para sermos sim considerados insubstituíveis.

Defina prioridades:

Escreva numa lista por ordem de importância o que você procura num emprego. É o salário, o prazer em trabalhar no que gosta, a possibilidade de crescimento profissional, os benefícios, o horário que não interfira nos estudos, o tempo gasto com transporte, a carga horária?

Aponte para o alvo certo:

Com essas informações mais claras na cabeça, foque no ramo de atuação desejado e investigue as empresas mais importantes nas quais você gostaria de ser entrevistado e futuramente trabalhar. Descubra a fama da empresa entre os funcionários. De cara, já dá para eliminar um monte de empresas que não preencham esses requisitos.

Reconheça o terreno:

Após afunilar as opções, comece a entender melhor as empresas filtradas pelos requisitos estabelecidos e quais as áreas de atuação, bem como a política interna e estrutura corporativa de cada uma delas. É sempre importante se preparar para entrevistas conhecendo bem onde se está pisando para evitar desencontros entre seu interesse e o do contratante.

Elabore um currículo adequado:

Um bom currículo deve ser completo, porém objetivo e honesto. Devem ser citadas suas qualidades e conquistas e focar nos pontos mais relevantes para a vaga em questão. É aconselhável junto com o currículo mandar uma rápida mensagem sobre sua intenção de candidatar-se; pode-se inclusive mandar a mensagem no corpo do e-mail e o currículo em anexo, usando formato que possa ser aberto em qualquer pacote, principalmente os mais populares, como Office ou PDF. Também facilite ser encontrado colocando todos os canais possíveis de contato.

Descubra quem é o responsável pelo setor:

É mais produtivo enviar um currículo diretamente para a pessoa responsável pela contratação.

Entrevista:

Prepare-se bem. Seja honesto quanto às suas capacidades e experiência. Se não conhece a área ou é seu primeiro emprego, demonstre interesse em aprender. Fale corretamente o português e evite gírias. Vista-se discretamente.

Mostre interesse:

Algumas vezes a demora na resposta deve-se ao fato de haver muitos candidatos para a vaga. Enviar mensagens ou telefonar para o responsável pela seleção após cada fase da entrevista mostra interesse pela vaga.

Peça também a gentileza de avisarem mesmo que você não tenha passado. Alguns empregadores entendem isso como interesse profissional e isso também facilitará muito na hora de partir para outras entrevistas. Caso não tenha sido chamado para uma vaga, tente outras com entusiasmo e foco, sem perder o otimismo.

Espalhe para amigos e conhecidos:

Construa um networking bem feito, deixando amigos e colegas de antigos trabalhos conscientes de seu desemprego. Fica mais fácil encontrar vagas quando muitos outros ajudam a procurar ou indiquem você em suas respectivas empresas.

Reserve orçamento para os custos:

Não se esqueça de guardar um dinheiro para passagens, lanches, xerox e outras despesas na procura de emprego. Pode demorar um pouquinho para conseguir e perder a oportunidade de ir a entrevistas por falta de dinheiro é a pior coisa que pode acontecer.


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo