top of page
Blog: Blog2
  • Foto do escritorCecília Andalaft

Dinheiro: A maior preocupação para 74% dos brasileiros


Uma pesquisa realizada pela empresa fintech Onze com pouco mais de 1.600 pessoas, todas elas trabalhadores com carteira assinada, mostrou que 74% coloca o dinheiro como sua maior fonte de preocupação, à frente da família(60%), saúde(54%) e trabalho(44%).

A dificuldade reside em poupar dinheiro para ter tranquilidade financeira. Dos entrevistados, 42,7% conseguem cobrir todos os gastos sem sobrar e 17,8% afirmam conseguir cobrir os gastos e guardar no final do mês.

Do total das pessoas ouvidas, 25% ( ou uma em cada quatro) dizem ser afetados com a situação, que pode causar impacto negativo na saúde física, na produtividade e nas relações pessoais.

Como superar o estresse financeiro?

O principal gatilho do estresse financeiro é a falta de organização. Essas pessoas não tem a disciplina necessária para lidar com o dinheiro. Só o fato de pensar em como estruturar seus gastos já as fazem desistir antes mesmo de começar.

Educação financeira infelizmente não se aprende na escola, então exige mesmo uma mudança interna de crenças. Isso começa com uma transformação do comportamento de toda a família. É difícil? Muito. Mas não impossível.

O passo mais importante é anotar todas as dívidas detalhadamente e em seguida registrar o dinheiro que entra e sai todo mês. O objetivo é ter clareza da real situação e a partir daí fazer um planejamento financeiro cortando o maior número de gastos possível, não saindo desse planejamento em hipótese alguma até quitar todas as dívidas. Será um período difícil, mas vai passar, e compensará todo o sacrifício quando finalmente a família conquistar uma vida tranquila e sem estresse.


Fontes:


Confira a nossa home page!


E acompanhe nossas novidades nas Redes sociais!



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page