top of page
Blog: Blog2
  • Foto do escritorCecília Andalaft

Incerteza econômica: O que pode acontecer em 2023 e como se preparar?

O Brasil conseguiu evitar uma recessão em 2022, mas o brasileiro terá pela frente uma delicada situação econômica para enfrentar logo nos primeiros meses de 2023.

Segundo projeções, o crescimento econômico de 2022 não deve se manter para o próximo ano. Ao contrário, a situação ficará ainda mais complicada porque o ponteiro deve apontar para baixo e cair bastante.


O cenário atual e projeções

O PIB (Produto Interno Bruto) promete ser melhor que o esperado neste ano, em relação às projeções feitas em 2021. Com as devidas revisões, ele agora ronda a casa dos 2%, tendo crescido 1,2% no segundo trimestre de 2022, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já a inflação apresentou uma leve queda, estando na casa dos 6%.

Apesar disso, as estimativas para o PIB em 2023 diminuíram consideravelmente, chegando aos 0,4%. Isso reflete a projeção de uma brusca desaceleração na economia brasileira no quarto trimestre de 2022.

Medidas como o Auxílio Brasil em um primeiro momento estimulam a economia, o que foi confirmado pelos números. Mas também trazem um risco fiscal gerando incertezas principalmente sobre como o governo lidará com essa questão.


O que fazer em caso de recessão?

Apesar do governo ter ferramentas para controlar crises profundas, diante da possibilidade de uma recessão é preciso se preparar desde já para enfrentá-la. Mesmo que ela não ocorra, alguns cuidados continuam úteis para construir uma segurança financeira mais sólida para grande parte da população.


Conheça quais são:


Planejamento

o primeiro passo é ter uma noção de suas finanças e controlar todos os gastos e ganhos, para conseguir manejá-los em caso de necessidade.



Despesas

É hora de seus leitores começarem a aplicar o que começaram a dominar. Deixe seu leitor com a sensação de que aprendeu muito. Nesta última seção, você pode escrever 1 ou 2 parágrafos para relembrar o que foi ensinado; quais são os primeiros passos que eles podem tomar para aplicar todos os seus conselhos e orientações, ou seja, fazer reservas nos restaurantes perfeitos em Paris para as próximas férias; comprar suplementos vitamínicos ou marcar uma consulta com um nutricionista; verificar as classificações e palavras-chave dos motores de busca de SEO. Forneça os links necessários (pode ser um afiliado) para incentivá-los a partir para a ação.


Cheque especial e cartão de crédito

Fuja deles. Se possível cancele-os durante um tempo para evitar a tentação de adquirir uma conta que o levará à inadimplência.






24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page