• Cecília Andalaft

Marketing

Segundo a American Marketing Association (AMA), “marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

Esse é um conceito muito amplo que mostra que o marketing compreende não só o ato de vender seu produto ou serviço, mas tudo que diz respeito a planejamento, pesquisa e posicionamento de mercado. Ou seja, pode-se dizer que o marketing é como uma balança entre o que o cliente quer e o os objetivos da empresa. Afinal, um bom marketing precisa gerar valor para ambas as partes: para a empresa e para o consumidor.

Olhando para a história vemos que o marketing sempre existiu, quando os comerciantes vendiam seus produtos no “boca a boca”, mostrando suas qualidades e vantagens. Uma das invenções que facilitou o desenvolvimento do marketing foi a prensa tipográfica de Gutenberg, de 1450, que revolucionou a comunicação e facilitou o processo de distribuição intelectual.

Alguns teóricos defendem que o marketing ganhou força durante a Revolução Industrial, no final do século XVIII, quando a produção em massa explodiu e a concorrência aumentou. O mercado competitivo, com mais de um fornecedor vendendo produtos e serviços similares, foi o gatilho para que as empresas começassem a ir além de somente negociar.

Os 4 Ps do marketing

O conceito de 4Ps do marketing foi criado pelo professor Jerome McCarthy e muito difundido por Philip Kotler. É conhecido também como o mix de marketing, e representa os 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing. São eles:

Produto aquilo que é oferecido pela empresa ao mercado e engloba forma, design, embalagem, qualidade, garantia, assistência técnica, serviços etc.

Preço engloba os custos de produção, distribuição, divulgação, pessoal e venda, mas também o valor agregado que seu produto tem para além dos benefícios concretos. É por isso que um mesmo produto, como um smartphone, pode ter preços tão diferentes dependendo da empresa que o produz. Não é o quanto ele realmente custa mas quanto ele vale para o consumidor que o compra.

Praça Onde o produto/serviço será exposto para chegar ao cliente, podendo ser tanto em locais físicos como digitais.

Promoção Como tornar sua marca conhecida e fazer com que seu produto atenda as necessidades e desejos do seu público.

O marketing está presente nas nossas vidas muito mais do que imaginamos. Faça uma caminhada pelas ruas da cidade, uma busca no Google, ligue a televisão ou o rádio, abra um jornal e você será impactado por alguma ação de marketing.


Fonte: https://resultadosdigitais.com.br

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo