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  • Cecília Andalaft

O potencial da Realidade Virtual

Quando utilizamos um computador, acessamos e controlamos seu sistema operacional através da tela onde existem várias imagens, ícones, campos de texto e demais ferramentas que nos auxiliam a desempenhar as tarefas no software.

Nesse caso nossa comunicação com o sistema operacional se dá através da tela de comandos. É o mesmo que ocorre com jogos eletrônicos, em que o jogador interage com qualquer jogo através de uma tela.

Na realidade virtual essa tela é retirada e o indivíduo é levado para um mundo virtual. Com ajuda de técnicas e equipamentos computacionais, o usuário tem a sensação de que está presente nesse mundo, interagindo diretamente com o que está lá e tem a sensação de que tudo faz parte do real. É tão incrível que algumas marcas de reconhecimento mundial já utilizaram essa tecnologia:

-Mercedes-Benz: Na sede da tradicional fábrica de automóveis alemã, é possível dirigir um Mercedes de luxo pela costa californiana contemplando suas paisagens paradisíacas. Quem vai se lembrar de que se trata apenas de uma simulação virtual ao viver uma experiência dessas?

-Parceria NASCAR-XFinity: Para valorizar o seu produto, XFinity e NASCAR criaram uma experiência única ao colocar seus telespectadores dentro de um carro de corrida. Esse é considerado um dos exemplos mais intensos de uso da realidade virtual no marketing digital.

-Parceria HBO-Game of Thrones (olha só, mais uma parceria): Elas resolveram criar uma campanha baseada em realidade virtual. Os fãs dessa série, talvez a mais cultuada da atualidade, lutam, interagem e imergem no mundo de conflitos e disputas políticas e bélicas de Game of Thrones. Quem ainda não começou a acompanhar, agora tem um bom motivo.

A realidade virtual vai aos poucos se confirmando como forte tendência.

Com o passar do tempo, ela sai das rodas de discussões científicas e de “nerds” para fazer parte do senso comum e figurar em conversas e debates cotidianos. Essa mudança é rápida e começa a despertar o interesse de diversos segmentos do marketing, especialmente o marketing digital.

Entre as empresas mais visionárias, já começou uma verdadeira corrida para antecipar essa tendência. Google, HBO, NASCAR, Mercedes, Game of Thrones, Toms e XFinity são apenas alguns exemplos. Muitos outros já existem ou ainda estão por vir. É só aguardar.

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