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  • Cecíilia Andalaft

Objetivos do Marketing

O marketing é um conjunto de estratégias que visa acrescentar valor às marcas, produtos, serviços e, principalmente agregar relações entre empresas, clientes, colaboradores, parceiros, governos e sociedade.

O marketing deve identificar as necessidades de todos os agentes envolvidos nessas relações e satisfazer essas necessidades através de estratégias bem definidas.

E quais os objetivos que o marketing quer alcançar? Listamos alguns:

  1. Vender mais: Esse é o objetivo mais básico de se entender e o mais utilizado pelas empresas. O marketing não se trata apenas de ações de vendas, grande parte de suas estratégias visam atrair e converter novos clientes. Produtos e serviços raramente se vendem sem um empurrãozinho do marketing. O Marketing Mix estabelece um preço competitivo, distribui a oferta nas praças com maior potencial de compra e faz a promoção das mercadorias para o público certo.

  2. Fidelizar clientes: Mantendo-os engajados com uma empresa no pós-venda, conquistando sua lealdade e fazendo eles comprarem mais vezes no mesmo negócio. Podem ser utilizadas diversas estratégias, como o Marketing de Relacionamento, marketing de conteúdo, programas de fidelidade, up-sell e cross-sell, entre outras.

  3. Aumentar a visibilidade de marcas e produtos: Antes de pensar em vender ou fidelizar clientes, uma marca, um bem ou um serviço precisarão do marketing para se tornarem conhecidos. É aqui que dois dos principais braços do marketing entram em ação: a Publicidade e a Propaganda. Eles reúnem uma série de práticas, como pesquisa de mercado, definição de público e divulgação para expandir a consciência de uma oferta e seus respectivos valores. O importante é fazer uma marca ou oferta ganharem visibilidade e popularidade com as pessoas certas, nos canais certos e nos melhores momentos.

  4. Gerenciar uma marca: As técnicas visam fazer uma marca se tornar mais forte, consolidada e com uma percepção positiva perante o público em geral. É o que estimula uma pessoa a comprar pelo que uma marca representa e não somente pelo seu produto em si. Ex: Apple, Coca-Cola, Bombril, etc.

  5. Construir boas relações com consumidores e parceiros: O Marketing de Relacionamento nos lembra que bons negócios começam com boas relações entre as partes envolvidas. É muito importante que uma empresa esteja presente e construa um diálogo de aproximação com o público antes, durante e após a venda.

  6. Educar o mercado: O marketing de Conteúdo é extremamente útil para facilitar as vendas de produtos e serviços mais complexos, como por exemplo alguns serviços de T.I., sistemas de gestão e plataformas de automação de marketing. Essas ofertas, para terem vendas mais qualificadas e contratos mais duradouros, precisam de clientes que saibam o que estão comprando, por isso as empresas que apostam na criação de artigos, e-books, webinars e pesquisas de mercado costumam ser mais bem-sucedidas nas vendas.

  7. Engajar colaboradores: Além de criar relações lucrativas com consumidores, clientes e parceiros de negócio, o público interno de uma organização também pode ser alvo das ações de marketing. É o Endomarketing, que tem como objetivo engajar os colaboradores com os propósitos, valores e metas de uma empresa ou instituição. O Marketing é uma metodologia e a aplicação prática dos conhecimentos que favorecem o estabelecimento de trocas proveitosas no mercado, sendo essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Fonte: rockcontent.com/

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