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  • Cecília Andalaft

Ponto Extra no PDV


PDV ou Ponto de Venda é um local onde um produto é exposto de forma permanente para que o consumidor compre, pode ser um sabão em pó, uma geladeira ou um sapato, por exemplo. Neste post falaremos especificamente de pontos extras nos PDVs em supermercados, que fazem parte da rotina de 89% dos brasileiros.

Os produtos a serem vendidos ficam em prateleiras de ambos os lados formando os corredores. Essas prateleiras são chamadas de gôndolas. Entretanto existem alguns locais fora desses corredores e dessas gôndolas que chamam a atenção dos consumidores por estarem estrategicamente posicionados, ou nas pontas das gôndolas, ao lado dos caixas ou no centro dos corredores principais. Os produtos expostos nesses pontos ganham destaque dos demais concorrentes. Estes são os chamados Pontos Extras no PDV. 


Veja alguns exemplos:


  1. Ponta de gôndola: Fica no início ou no fim de todos os corredores fora das gôndolas;

  2. Ilha promocional: Fica normalmente no meio dos principais corredores e pontos de maior fluxo de clientes;

  3. Terminal refrigerado: É o espaço mais disputado pelas empresas que precisam refrigerar seus produtos e ocupam normalmente uma área ampla.

  4. Display:  São peças móveis geralmente fornecidas pela marca para apresentar e destacar seu produto;

  5. Frente do caixa: Local onde as marcas colocam seus produtos para que os clientes comprem por impulso enquanto aguardam a fila para pagamento.


Há dois caminhos para se obter um ponto extra em um PDV: pagando por ele ou conquistando-o por relacionamento com o varejista. Como é um espaço diferenciado as marcas capricham na exposição de seus produtos, muitas vezes utilizando materiais de merchandising, como cartazes, banner e folhetos. Em algumas ocasiões, é aconselhável ter um demonstrador, para reforçar explicações de campanha ou oferecer degustação do produto.

Desta forma, podemos definir o ponto extra como um espaço adicional no PDV muito importante para expor promoções e campanhas especiais de um produto por tempo limitado. É um local a mais de divulgação, e, portanto, uma chance a mais de aumentar as vendas de determinado produto ou marca.

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